Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP
O Plano de Desenvolvimento de Pessoas – PDP é um dos instrumentos norteadores da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas – PNDP, instituída pelo Decreto nº 9.991, de 28 de agosto de 2019. Essa ferramenta tem como objetivo promover o aprimoramento contínuo dos servidores públicos, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o desempenho eficiente de suas atribuições. (Brasil, 2019)
O Plano é elaborado por todos os órgãos e entidades da administração pública federal, incluindo a UFMG, a partir do levantamento das necessidades de desenvolvimento dos servidores para alcance dos resultados organizacionais.
O Instituto de Ciências Exatas – ICEx realiza, anualmente, o levantamento de necessidades de desenvolvimento (LND) a partir do cronograma da UFMG.
“a lógica pessoas aprendem – capacidades são melhoradas – resultados são entregues guia toda a elaboração do PDP, bem como sua execução, monitoramento e avaliação.”
“Necessidade é uma lacuna entre o desempenho esperado e o desempenho atual.”
“PDP contribui para a eficiência, eficácia e inovação nos serviços prestados à sociedade.”
“PDP representa um instrumento fundamental para a valorização e aprimoramento constante do capital humano no âmbito da administração pública federal”
