1939 Criação do curso de Matemática na UFMG. Suas atividades foram iniciadas efetivamente em 1941, na Faculdade de Filosofia.
1941 Criação do curso de Física também na Faculdade de Filosofia.
1943 Criação do curso de Química também nesta mesma Faculdade.
1966 Instalação do curso de pós-graduação (mestrado) em Física.
1967 Instalação do curso de pós-graduação (mestrado) em Química.
Antes de 1968
Os professores de disciplinas com conteúdos de Física, Matemática e Química da UFMG estavam dispersos em vários institutos, principalmente na Escola de Engenharia, na Faculdade de Farmácia e na Faculdade de Filosofia. Nesta última, estavam sediados os cursos de licenciatura e bacharelado em Física, Matemática e Química.
1968 Com a Reforma de Ensino, foi formado o ICEx – Instituto de Ciências Exatas – que agrupou todos os professores dessas três áreas nos Departamentos de Física, Matemática e Química. Esse Instituto era responsável por todo Ciclo Básico da área de Ciências Exatas, por várias disciplinas do Ciclo Básico de Ciências Biológicas e pelos três cursos correlatos que vieram da Faculdade de Filosofia.
Nessa época, a Administração Central e o Departamento de Matemática, junto com as salas de aula e os laboratórios de ensino de Física e Química, foram instalados em um prédio provisório, denominado Pavilhão Central de Aulas (PCA). O Departamento de Física foi instalado junto ao IPR – Instituto de Pesquisas Radioativas – e o de Química em um prédio junto com o IGC – Instituto de Geociências.
1969 Instalação do curso de Pós-graduação (Doutorado) em Química.
Final da década de 60
Início das atividades em Computação na UFMG no Centro de Computação – CECOM, instalado no prédio da Reitoria. Grande parte dos pesquisadores do então CECOM também compunha parte do corpo docente do Departamento de Matemática.
1970 Instalação do curso de pós-graduação (doutorado) em Física.
1971 Instalação do curso de pós-graduação (mestrado) em Matemática.
1972 Criação do Departamento de Ciência da Computação e Estatística – DCCE.
1974 Instalação do curso de pós-graduação (mestrado) em Ciência da Computação.
1975 Com a incorporação do IPR pelo Governo Federal (Nuclebrás), o Departamento de Física muda-se para seu prédio, embora ele só seja finalizado em 1987, quando são entregues os laboratórios de ensino que ainda estavam no PCA.
1976 Desmembramento do DCCE com a formação dos Departamentos de Ciência da Computação (DCC) e de Estatística (DEST).
1978 A maior parte dos professores do DCC exercia funções no Departamento e no CECOM quando houve o desvinculamento das atividades e do pessoal envolvido, sendo os docentes do DCC transferidos para o PCA. Criação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação em substituição ao Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados e criação do curso de bacharelado em Estatística.
1987 Um incêndio destrói os laboratórios de ensino de Química que ficavam em uma ala do prédio do PCA. Neste ano, também foi feita a mudança de parte do Departamento de Matemática para o prédio ocupado pelo Departamento de Física.
1991 Instalação do curso de pós-graduação (doutorado) em Ciência da Computação.
1994 Implantação dos turnos noturnos nas licenciaturas de Física, Matemática e Química.
1995 Inauguração do prédio novo do ICEx, abrigando a Administração Central, os Departamentos de Ciência da Computação e Estatística, parte do de Matemática e as salas de aula que ainda estavam no PCA.
1996 Instalação do curso de pós-graduação (mestrado) em Estatística.
1999 O Governador do Estado de Minas Gerais confere a Grande Medalha da Inconfidência ao ICEx. Houve a criação de mais um curso neste ano, o de bacharelado em Matemática Computacional.
2000 Instalação do curso de pós-graduação (doutorado) em Matemática e criação do curso de bacharelado em Ciências Atuariais.
2004 Construção do anexo I do Departamento de Química com os laboratórios de ensino.
2005 Construção do novo prédio do IGC, liberando as instalações para o Departamento de Química, inauguração do curso de pós-graduação (doutorado) em Estatística e criação do curso de bacharelado em Sistemas de Informação no turno vespertino.
2008 Oferta da 1ª turma do curso de Licenciatura em Química a distância, junto com a UAB – Universidade Aberta do Brasil, nos polos de Araçuaí, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.
2009 Oferta da 1ª turma do curso de Licenciatura em Matemática a distância, junto com a UAB – Universidade Aberta do Brasil, nos polos de Araçuaí, Conceição do Mato Dentro, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.
2010 Criação do curso de bacharelado em Química Tecnológica no turno da noite.
2014 O curso de Especialização em Otimização de Sistemas começou a ser ofertado pelo DCC.
2015 Mudança do Departamento de Ciência da Computação para o anexo U do ICEx.
2016 Assinatura do termo de cooperação que credenciou o DCC como uma unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII); Comemoração dos 40 anos do DCC e dos 50 anos do programa dePós-Graduação em Física.
2017 Celebração dos 40 anos da Biblioteca Professor Manoel Lopes de Siqueira, do Departamento de Física.
2018 Comemoração dos 50 anos do ICEx; Inauguração do Centrode Atividades Didáticas 3 (CAD 3), destinado principalmente a atividades das Ciências Exatas, das Ciências da Terra e das Engenharias.
2021 Inauguração do anexo 3A do Departamento de Química, complexo de 39 laboratórios de pesquisa.
2022 Celebração dos 95 anos da UFMG.