A Gestão de Pessoas do ICEx surgiu da necessidade de se ter um olhar humano e, ao mesmo, tempo estratégico para os agentes públicos que compõem o quadro de pessoal do Instituto.
Sabe-se que toda organização configura-se como um sistema de significados construídos e compartilhados pelas pessoas, tudo nelas se processa e por meio delas. Na administração pública, parte substantiva da geração de valor público, materializada em bens e serviços públicos, tem sua produção intensiva em pessoas. (BERGUE, 2020)
Sob o entendimento de que as pessoas são o maior valor das organizações, o ICEx instituiu esta seção para acolher e ouvir os agentes públicos, assessorar a Direção de uma forma mais estratégica, considerando a Gestão de Pessoas como um processo em que todos os agentes públicos (líderes e membros de equipes) estão diretamente envolvidos e não somente como uma área, setor ou departamento.
Nesse sentido, a Gestão de Pessoas do ICEx apoia-se nos seguintes pilares:
O ICEx acredita nesta Gestão como um eixo central para a valorização dos agentes públicos, os quais são essenciais e de importância central para o bom funcionamento do Instituto, que busca entregar resultados para a sociedade valorados a partir de uma excelente educação, pesquisa e projetos de extensão.
Servidora responsável: Leandra de Castro.
Ramal: 5593.
Referência:
Bergue, Sandro Trescastro. Gestão estratégica de pessoas no Setor Público / Sandro Trescastro Bergue. 2. ed. – Belo Horizonte : Fórum, 2020.