Vaga de Analista de Redes/Desenvolvedor Full Stack

Sobre o CSR: Somos um centro de pesquisa em Geoprocessamento e Modelagem Ambiental de renome internacional. Desenvolvemos diversos projetos com impacto nacional e internacional, que contribuem para a base científica e auxiliam na formulação de novas políticas públicas. Destacamos o software Dinamica EGO, o sistema de Simulação do Risco de Propagação de Incêndios no Cerrado, as plataformas Selo Verde e Mappia, entre outros. Aqui você fará parte de uma equipe multidisciplinar que trabalha em várias frentes para avançar o estado da arte em geoprocessamento e modelagem ambiental.

Formação: Graduação completa ou em andamento na área de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia de Sistemas ou áreas afins.

Atribuições do cargo:
● Desenvolvimento de softwares que integram nossos websites, bancos de dados, servidores de mapas outros serviços web;
● Administração de banco de dados Postgres;
● Elaboração e otimização de consultas SQL.
● Administrar servidores (HP e Dell) e workstations para computação de alto desempenho (HPC);
● Monitorar, investigar e resolver problemas de rede;
● Aprimorar arquitetura da rede com QOS e garantir integridade da rede;
● Administrar soluções de Backup local (fita magnética e disco) e na nuvem (AWS S3);
● Gerenciar recursos de Cloud Computing da AWS (máquinas EC2, bancos RDS, etc.);
● Sistematizar a boa utilização dos recursos computacionais disponíveis;
● Administração de banco de dados Postgres.

Requisitos:
● Vontade em aprender e dedicação para resolver novos desafios diariamente;
● Conhecimento em administração de redes de computadores;
● Conhecimento em servidores Linux (Ubuntu) ou Windows Server;
● Conhecimento de hardware de redes (switch, modem, roteador, hub, etc.);

Desejáveis:
● Experiência prévia em administração de redes;
● Experiência com (PL/SQL e Python) para automatizar tarefas no banco de dados;
● Conhecimento em serviços de Cloud Computing (AWS);
● Veritas Backup Exec e Tape Library Autoloader para backup em fitas LTO;
● Serviços de Disaster Recovery, Data Replication, Ransomware Protection, etc;
● Software Zabbix para gerenciamento de recursos da rede;
● Cabeamento estruturado;
● Conhecimento em AWS.

Carga horária: 40h semanais.

Benefícios:
● Remuneração negociável.
● Oportunidade de Mestrado e Doutorado.

Local de Trabalho: Centro de Sensoriamento Remoto (CSR) no Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Inscrição: Os interessados devem preencher o formulário até o dia 07 de Maio de 2024.

Processo seletivo: I. Avaliação de currículo; II. Entrevista; III. Teste prático; Obs: todas as etapas são eliminatórias.