II Reunião Mineira de Matemática

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2023, o Instituto de Ciências Exatas da UFMG receberá cerca de 300 docentes e discentes para participarem da II Reunião Mineira de Matemática. Os participantes do evento estão vinculados a diversificadas universidades federais e estaduais de Minas Gerais, além de institutos federais e instituições que abrigam pesquisadores em Matemática e Estatística no estado.

Em 2021, ano em que a pós-graduação em Matemática no estado completou 50 anos, ocorreu a I Reunião Mineira de Matemática. Esta foi feita de forma virtual, e contou com a participação de centenas de pesquisadores e estudantes de diversas áreas da Matemática Pura e Aplicada, e da Estatística.

Após a realização desta primeira edição do evento, o projeto da Rede Mineira de Matemática foi aprovado junto à FAPEMIG, congregando docentes atuando em Minas Gerais e que tem como foco principal os avanços da área no estado com a formação de colaborações no desenvolvimento das pesquisas.

Nesta segunda edição do evento, que ocorre de modo presencial no ICEx, mais uma vez o objetivo é a divulgação da pesquisa desenvolvida no estado e a formação de novas parcerias científicas em Matemática e Estatística entre os pesquisadores das instituições mineiras.

A programação conta com mais de 90 palestras divididas em sessões temáticas, 3 plenárias, sessões de apresentação de pôsteres, sessão de homenagens a docentes com atuação de destaque em Minas Gerais e momentos de discussão de temas acadêmicos importantes nas chamadas Rodas de Prosa.

Maiores informações podem ser encontradas em