Departamento de Química da UFMG homenageia Alaíde Braga De Oliveira com a medalha José Israel Vargas por mérito na pesquisa científica

A cerimônia de outorga da medalha José Israel Vargas por Mérito em Pesquisa Científica, edição de 2022 aconteceu no dia 11 de novembro de 2022, na UFMG, Campus Pampulha, para agraciar a Professora Alaíde Braga de Oliveira. A concorrida cerimônia contou com autoridades acadêmicas na mesa diretora: Sandra Goulart Almeida, reitora da UFMG; Jacqueline Aparecida Takahashi, pró-reitora adjunta de pesquisa; Francisco Dutenhefner, diretor do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), e Luiz Cláudio de Almeida Barbosa, chefe do Departamento de Química (DQ-ICEx).
Seguindo a abertura oficial dos trabalhos, a plateia foi brindada com a apresentação primorosa do Coral Ars Nova, sob a regência do maestro professor Lincoln Andrade, com clássicos da canção brasileira, incluindo obras do Milton Nascimento.
Na sequência, a homenageada foi saudada pela professora Rossimíriam Freitas, que destacou os fatos de sua vida acadêmico-científica, bem como suas contribuições para a formação de pesquisadores e docentes em química. Foi destacado o pioneirismo da professora Alaíde Braga de Oliveira, sobretudo no desenvolvimento de diversas linhas de pesquisa nas áreas de química de produtos naturais e de síntese orgânica que, até a década de 1970, eram relativamente incipientes, no Brasil. Em seguida, a homenageada recebeu, das mãos de Rossimíriam Freitas, o certificado, em que consta: “O Departamento de Química, do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais, concede a Alaíde Braga de Oliveira, a Medalha José Israel Vargas do Mérito em Pesquisa, em reconhecimento às suas contribuições relevantes para o desenvolvimento da química no Brasil”. O professor José Dias de Souza Filho fez a entrega solene da Medalha à homenageada.
No seu discurso, a Professora A. B. de Oliveira revisitou fatos marcantes da sua carreira acadêmico-científica na UFMG, tanto no DQ-ICEx como na Faculdade de Farmácia, onde também atuou como docente e pesquisadora por muitos anos. Agradeceu emocionada o ambiente carinhoso em que conviveu; afirmou que se sentia especialmente honrada em receber a Medalha, cujo patrono é um dos mais importantes personagens do cenário da ciência brasileira.

Em seguida, o Professor Luiz Cláudio Barbosa pronunciou-se, traçando também um breve relato da vida e da carreira do patrono da Medalha, Professor José Israel Vargas, enaltecendo suas sete décadas de dedicação ao desenvolvimento da ciência no Brasil. Enalteceu, ainda, a homenageada por seus anos de dedicação ao ensino e à pesquisa. O chefe do DQ-ICEx destacou que a Professora Alaíde Braga de Oliveira, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), recebe a homenagem dois anos após a última concessão, ocorrida em 2019, quando foi agraciado o também membro da ABC, Jailson Bittencourt de Andrade.
Discursaram, também, o Professor Francisco Dutenhefner e a Professora Sandra Regina Goulart Almeida, no que agradeceram à homenageada toda a contribuição ao desenvolvimento de pesquisa e do ensino, na UFMG e no Brasil.
A cerimônia foi encerrada e a homenageada recebeu os cumprimentos dos convidados durante um coquetel oferecido pelo DQ-ICEx.

Autoria das fotos: Guilherme Ferreira Lima e Lúcia Pinheiro Santos Pimenta Pimenta
Fonte: Luiz C. A. Barbosa