Defesa de tese número 200 do Programa de Pós-Graduação em Matemática

Na próxima quinta-feira, dia 29/06/2023, o Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG (PPGMAT) terá sua ducentésima defesa de tese de doutorado. A tese de número 200 será defendida por Maralice Assis de Oliveira que teve orientação da professora Ana Cristina Vieira e coorientação do professor Rafael Bezerra dos Santos.

O PPGMAT foi recentemente promovido à nota 7 na última avaliação CAPES e sua primeira tese de doutorado foi defendida em 2002 pelo atual Diretor do ICEx, Professor Francisco Dutenhefner.

O coordenador do PPGMAT, professor Luiz Gustavo Farah relata: “É uma satisfação enorme chegar à tese de doutorado de número 200 defendida no nosso programa de pós-graduação em Matemática, fruto de um trabalho coletivo feito pelos docentes e discentes ao longo das últimas décadas. Fazendo um pequeno histórico, o PPGMAT iniciou suas atividades em 1971 com o curso de mestrado, mas o nível doutorado concluiu aprovação somente quase 30 anos depois. A primeira tese de doutorado foi defendida em 2002 e a centésima em 2017, um intervalo de 15 anos. Agora, passados praticamente 6 anos chegamos à ducentésima defesa, reforçando a evolução do programa, que recentemente foi agraciado com a nota máxima da CAPES, e o nosso comprometimento com a formação de recursos humanos de qualidade para o país”.

Os orientadores estão orgulhosos e a Profa. Ana Vieira complementa: “Estou muito feliz por poder participar deste importante momento do Programa de Pós-Graduação em Matemática e contribuir na formação de mais uma doutora em Álgebra. O trabalho de orientação com Maralice foi muito gratificante, pela dedicação e competência por parte dela, e também por poder contar com a colaboração de Rafael dos Santos, que foi seu coorientador. A pouca representatividade feminina é evidente na área de Matemática e o fato desta ser a defesa de mais uma mulher é motivo de comemoração, além do significado marcante da evolução notória do Programa”.

Dados da tese, dos orientadores e da estudante:

Nome da estudante: Maralice Assis de Oliveira
Orientadora: Ana Cristina Vieira
Coorientador: Rafael Bezerra dos Santos
Título da tese: Crescimento polinomial da sequência de codimensões de Álgebras com involução grupo-graduada
Data e local da defesa: dia 29/06/2023 – 13:30h – sala 3060 (ICEx-UFMG)
Banca examinadora:
– Profa. Ana Cristina Vieira (orientadora – UFMG)
– Prof. Antonio Ioppolo (Univ. de L’Aquila – Itália)
– Prof. Felipe Yukihide Yasumura (Univ. de São Paulo)
– Profa. Manuela da Silva Souza (Univ. Federal da Bahia)
– Prof. Rafael Bezerra dos Santos (coorientador – UFMG)
– Profa. Viviane Ribeiro Tomaz da Silva (UFMG).