Curso preparatório para Química Geral

O Curso Preparatório para Química Geral é uma atividade de extensão que visa nivelar os conhecimentos básicos de Química necessários para um melhor entendimento dos conteúdos ministrados nas disciplinas de Química Geral ofertadas no primeiro semestre de vários cursos da UFMG.

O curso está dividido em 4 semanas de 10 horas de estudo cada (4 horas presenciais no campus Pampulha da UFMG e 6 horas de estudo em casa por semana), totalizando 40 horas. Os conteúdos abordados em cada módulo do curso estão listados abaixo. Nos encontros, um grupo de tutores irá revisar o conteúdo do módulo, tirar dúvidas, auxiliar na resolução de exercícios, propor novos exercícios e avaliar o progresso de cada estudante do curso.

Cronograma: 29/01 a 01/03/24. Não haverá atividades na semana do Carnaval (12 a 16/02/24).

Inscrições: 08/01/24 a 21/01/24 via preenchimento do formulário abaixo. No caso do número de inscritos ser superior ao número de vagas, a seleção dos cursantes será feita via análise dos dados inseridos no formulário.

Requisitos para recebimento de certificado: (i) ter frequência maior ou igual a 75% nos encontros presenciais, (ii) fazer as avaliações diagnóstica e final do curso e (iii) responder ao questionário sobre o curso disponibilizado ao final do mesmo.

Os encontros presenciais serão realizados na segunda e quinta-feira de cada semana, com duração de 2 horas cada, ocorrendo nos períodos da manhã, tarde ou noite (escolher o melhor período para você no formulário). Horários e salas dos encontros ainda serão definidos.

Material utilizado: texto-base, slides e listas de exercícios serão disponibilizados para os cursantes.

Módulos e conteúdos:

• Módulo 1 (29/01 a 02/02/24):
– Os elementos e os átomos
– Propriedades da matéria e unidades
– Moléculas e íons
– Mol e massas moleculares

• Módulo 2 (05 a 09/02/24):
– Funções inorgânicas e nomenclatura
– Equações químicas

• Módulo 3 (19/02 a 23/02/24):
– Estequiometria
– Soluções

• Módulo 4 (26/02 a 01/03/24):
– Ácidos e bases
– Reações redox

• Módulo 5* (04/03 a 08/03/24):
– Resolução de exercícios avançados

*Módulo bônus, não é obrigatório cursá-lo para recebimento de certificado.

Ficou alguma dúvida? Mande um email para cursopreparatorioqg@gmail.com.