Departamento de Química

Cinco anos antes de ser incorporada à antiga Universidade de Minas Gerais, a Faculdade de Filosofia abria, em 1943, seu primeiro vestibular para Química, que foi precursor desse departamento. Atualmente, o Departamento de Química da UFMG possui indicadores que o colocam entre os melhores do país nos níveis de graduação e pós-graduação, respondendo por cerca de 30% do total de depósitos de patentes da Universidade. Além do histórico curso de Química, o Departamento oferece o Bacharelado em Química Tecnológica e desde 2008, a Licenciatura em Química, na modalidade a distância. Ofertado na forma semipresencial em cinco polos do estado – Araçuaí, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni –, atende à demanda de formação de professores da rede pública no interior de Minas Gerais.

Os profissionais formados em Química encontram campo de atuação em indústrias farmacêuticas, petroquímicas, alimentícias, metalúrgicas, de plásticos e derivados, tintas, cosméticos, têxteis, de produtos veterinários e de reciclagem, na área acadêmica, dentre outros.

Em uma época em que a maioria dos cursos do país ainda começava a enviar docentes para o exterior em busca de elementos para estabelecer novo patamar de formação acadêmica com a futura criação de programas de pós graduação, a Química iniciou, em 1969, seu mestrado e, dois anos depois, o doutorado. Juntas, as duas modalidades já ultrapassaram 1.470 defesas.

Com forte atuação em atividades de extensão, o Departamento desenvolve várias ações. Uma das principais é a Olimpíada Mineira de Química, voltada para estudantes do ensino médio ou profissionais. O Departamento também possui diversos laboratórios, sendo que alguns mantêm interface com ensino, pesquisa e prestação de serviços, como o de Ensaios de Combustíveis (LEC), estruturado em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Acesse aqui mais informações sobre o
Departamento de Química da UFMG, bem como o vídeo sobre o prédio anexo.