ICEx UFMG - Notícias
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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem a satisfação de convidá-lo para a Defesa de Projeto de Tese:

 

CHARACTERIZING MULTIPLE INTERACTIONS IN DYNAMIC ATTRIBUTED NETWORKS BASED ON SOCIAL CONCEPTS

Thiago Henrique Pereira Silva

 

How to classify the dynamic interactions in social networks? We address this task by exploring the behavior and the dynamics of the actors in a social network. Specifically, we reinforce the importance of social concepts to capture the social meaning of relationships. Then, we propose a new method to classify nodes and dynamic edges based on node-attribute relationships. As a result, we unveil the differences of social relationships in different academic social network scenarios. Our method differs from an existing one by defining more elaborated classes in terms of social concepts and performing 7.7 times faster than it. We also validate our social definitions in terms of the best positioned nodes according to network metrics and investigate the robustness of our classification method by performing a sensitivity analysis of it. Finally, we apply our method to a ranking task in order to measure the social influence of the actors involved.

 

Comissão Examinadora:

Prof. Alberto Henrique Frade Laender - Orientador (DCC - UFMG)

Prof. Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo (DCC - UFMG)

Prof. Daniel Ratton Figueiredo (COPPE - UFRJ)

Prof. Wagner Meira Júnior (DCC - UFMG)

 

13 de Setembro de 2019

13:00h

 

Sala 2077 do ICEX

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A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem

a satisfação de convidá-lo para a Defesa de Tese:

 A Framework for Gamification of Project-based Software Engineering Education

 

Maurício Ronny de Almeida Souza

 

Balancing theory and practice is a recurring challenge in software engineering (SE) education. Project and game based approaches have been largely used to address this issue. The goal of this thesis is the design and evaluation of a framework to support educators in the adoption of PBL and gamification in the context of practical SE education. To achieve this goal, we evaluated the use of PBL and gamification in a series of empirical studies, and mapped a set of lessons and best practices. These lessons and practices were used as inputs for the design of the GaPSEE framework, which includes guidelines and a process for the setup of practical assignments in SE education. To evaluate the framework, we conducted five case studies in SE related courses from three federal universities. The evaluation consisted in the interview of four SE lecturers and responses from 76 students in a survey study. The results show a positive acceptance from both students and lecturers.

Comissão Examinadora:

Prof. Eduardo Magno Lages Figueiredo - Orientador (DCC- UFMG)

Profa. Claudia Maria Lima Werner (COPPE - UFRJ)

Prof. Marco Túlio de Oliveira Valente (DCC - UFMG)

Profa. Raquel Oliveira Prates (DCC - UFMG)

 

Profa. Christiane Anneliese Gresse von Wangenheim (INE - UFSC )

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Na sexta-feira, dia 30 de agosto, ocorreu, em São Paulo, o “Chip-in-Sampa 2019”, acontecimento internacional ligado ao desenvolvimento de microtecnologias. Esse ano o evento foi organizado pela Universidade de São Paulo (USP) e concedeu Menções Honrosas a alunos do PPGCC/DCC. Os trabalhos reconhecidos foram DNAr-Logic: A constructive logic DNA circuit design library in R language for Molecular Computing, cujos autores  são Renan Marks (Aluno de Doutorado - DINTER/UFMS), Daniel Kneipp (Aluno de Mestrado), Marcos Guterres, Poliana Oliveira (Aluna de Doutorado) and Omar Paranaiba Vilela Neto e NMLSim 2.0: A robust CAD and simulation tool for in-plane Nanomagnetic Logic based on the LLG equation, realizado por Lucas Augusto Lascasas Freitas (Aluno de Mestrado), João Guilherme Nizer Rahmeier, Luiz Guilherme C. Melo and Omar Paranaíba Vilela Neto. 

Para mais informações acesse: http://www.psi.poli.usp.br/chipinsampa/

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O Laboratório de Introdução à Computação (Laico), vinculado ao ICEx e situado no Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD 3), sediou, nesta quarta-feira, dia 3, sua primeira aula. A unidade foi uma das selecionadas na chamada de 2018 do Programa de Apoio a Projetos Estruturantes de Laboratórios para o Ensino de Graduação (Paleg). O edital destinou pouco mais de R$ 2 milhões de recursos próprios e beneficiou 17 das 20 unidades acadêmicas.

O espaço foi inaugurado no início da aula da disciplina Introdução à Programação de Computador, ministrada pelo professor Jefersson Alex dos Santos, um dos proponentes do projeto.

O laboratório ocupa o auditório 307 do CAD 3,com 150 lugares, e atenderá cerca de 20 cursos de graduação da UFMG. A iniciativa é do Departamento de Ciência da Computação (DCC), que desenvolveu o projeto de inovação que será utilizado pelos cursos. O espaço foi planejado como suporte fundamental para a reorganização das disciplinas da grade de programação e desenvolvimento de software do DCC.

Relação professor-aluno

“Não é comum termos chamadas ou conseguirmos apoio em forma de recursos para laboratórios de ensino. Menos ainda na situação atual, de corte orçamentário. Em 2018, ainda não tínhamos esse grande contingenciamento, mas os recursos já eram menores, e a Universidade priorizou recursos para o ensino da graduação. Isso não é pouca coisa”, ressaltou a pró-reitora de Graduação, Benigna Oliveira, referindo-se ao Paleg. Ela enfatizou que a relevância dos novos laboratórios reside não apenas na infraestrutura, mas também no impacto positivo sobre a relação professor-aluno e sobre o processo de ensino-aprendizagem.

 

O diretor do ICEx, Francisco Dutenhefner, lembrou que, em momento de crise, é importante crescer dentro do possível, aproveitar o potencial da comunidade acadêmica e as oportunidades, ainda que sejam reduzidas.

 

(Carol Carvalho / Prograd)

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Raphael Ottoni e Gabriel Magno, dois dos pesquisadores do DCC envolvidos no estudo

 

Um trio de doutorandos da Ciência da Computação, orientado pelo professor emérito, Virgílio Almeida, ajudou a validar com dados uma percepção geral: a presença do YouTube tem grande relevância no processo político no Brasil. Eles mergulharam em 55 canais brasileiros da plataforma de vídeos, representantes da extrema direita à extrema esquerda, com foco nas eleições para presidente de 2018. O YouTube é a segunda plataforma on-line mais popular no Brasil, com quase 70 milhões de acessos por mês.

Os pesquisadores constataram, por exemplo, que a audiência dos canais de direita aumentou ao longo do período estudado e que os vídeos e comentários dos canais da chamada baseline (de posição neutra, que servem para controle) fizeram, ao longo do tempo, um movimento significativo para a direita. “Como a direita era muito mais ativa no YouTube, teve mais força para angariar novos apoiadores”, comenta Raphael Ottoni, que integrou a equipe do estudo ao lado de Gabriel Magno e Evandro Cunha. Eles estão preparando artigo para submeter a periódicos.

O trabalho do grupo do DCC coincidiu com o interesse dos repórteres Amanda Taub e Max Fisher, do escritório londrino do The New York Times, que produziam série de matérias sobre a influência do YouTube em diferentes países. Eles estiveram em Mianmar, no Sri Lanka, na Alemanha e no Brasil, entre outros, e chegaram ao professor da UFMG  e sua equipe quando tomaram conhecimento de outra pesquisa coordenada por ele, com análise de discurso de ódio e discriminação em vídeos postados na plataforma por grupos de direita nos Estados Unidos e na Inglaterra. O trabalho foi premiado em congresso na Holanda, em 2018. 

Outro estudo do DCC identificou crescimento acentuado nas taxas de engajamento das comunidades da direita norte-americana.

Os dois trabalhos são destacados na principal reportagem da edição 2.070 do Boletim UFMG, que circula nesta semana apenas na versão on-line.

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A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem a satisfação de convidá-lo para a defesa de projeto de tese:

TRE: Typing REST-based APIs by Example

Gleison Brito Batista

 

REST is “the facto” standard for implementing Web APIs. However, a key problem with the REST is that clients receive more data they actually required from servers. GraphQL is a novel technology that handles this problem by mans of a query language. In this thesis proposal, we first evaluated the gains achieved by GraphQL in practice. For example, we found that  GraphQL can reduce the size of the JSON documents returned by REST in 99%. We also conducted a controlled experiment to investigate the effort to implement REST and GraphQL queries. To conclude the PhD work, we are proposing a novel technique --- called TRE --- to generate type declarations for REST APIs by using as input only examples of endpoints. TRE has the potential to bring to REST the same benefits reached with GraphQL but without requiring a major reimplementation of API services.

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Na sexta-feira, dia 06 de setembro, o Departamento de Estatística estará recebendo, no Auditório III do ICEx, o cientista de dados, Marcus Watari, e o engenheiro de dados, Daniel Golhiardi, ambos consultores da McKinsey Company. Eles serão responsáveis pela apresentação do seminário para alunos de pós-graduação em Estatística, Química, Física, Ciência da Computação, Matemática e Engenharia Elétrica. Durante o evento serão apresentados casos de como a ciência de dados tem sido aplicada em contextos reais em diferentes indústrias e quais são os desafios e possibilidades de atuação na carreira de um engenheiro e cientista de dados.

Confirme sua presença pelo QR code abaixo ou pelo link: https://diy.esurveydesigns.com/wix/45/p55526804.aspx

 

M2

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A XI Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM) será realizada nas dependências do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), no período de 14 a 16 de novembro de 2019. A temática eleita para a décima primeira edição da CNMEM é “Modelagem Matemática na Educação Matemática e a Escola Brasileira: atualidades e perspectivas”.

Atividades de modelagem matemática na educação matemática partem de situações reais, não-matemáticas, e fazem uso de conceitos, teorias e resultados matemáticos para discutir e resolver problemas pertinentes a essa situação real. É uma das tendências atuais da Educação Matemática e tem sido vista por professores da Educação Básica como uma importante alternativa para o ensino de Matemática, já que proporciona grande protagonismo aos estudantes e estimula sua criatividade.

O evento é promovido pelo Grupo de Trabalho “Modelagem Matemática” (GT10) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) que congrega professores de Matemática da Educação Básica e do Ensino Superior, pesquisadores e estudantes que investigam sobre e/ou praticam a modelagem na perspectiva da educação matemática. Na programação há palestras, debates temáticos, minicursos, comunicações científicas e relatos de experiências.

A programação e demais informações sobre a XI CNMEM estão disponíveis em seu site: http://eventos.sbem.com.br/index.php/cnmem/2019

E em sua página no Facebook: https://www.facebook.com/XICNMEM/

 

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A Enacom está selecionando alunos de Engenharia de Computação, Estatística ou Ciência da Computação para expandir sua equipe de Ciência dos Dados.

Nenhum conhecimento específico ou experiência prévia é necessária, serão ministrados treinamentos nas tecnologias e frameworks utilizados pela empresa. São exigidos ótima noção de lógica, bom trabalho em equipe e vontade de aprender.

Porém serão considerados diferenciais:

  • Inglês;
  • Phyton;
  • Conhecimentos acadêmicos em Processamento de Dados/Aprendizado de Máquina.

     

Os candidatos selecionados irão trabalhar com:

  • Desenvolvimento em Phyton;
  • Engenharia de Dados;
  • Aprendizado de Máquina.

     

 

Os interessados devem enviar email com assunto “Vaga de estágio - Ciência dos Dados” e o currículo anexado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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O chefe do órgão acadêmico responsável do Laboratório de Tecnologia da Informação (LTI), Prof. José Cassimiro da Silva, faz saber que, no período de 22/08/2019 a 29/08/2019, de 08h às 20h, o Laboratório de Tecnologia da Informação (sala 1007 do ICEx) receberá as inscrições de candidatos para o exame de seleção do programa para atuar nas disciplinas/atividades com carga horária de 12 horas semanais, com bolsa no valor de R$400,00 mensais.

Para acessar o edital clique aqui.

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