Docentes da UFMG treinaram medalhistas da Olimpíada Internacional de Química

João Paulo Martins (em pé, à esquerda) e alunos: os quatro concorrentes brasileiros trouxeram medalhas da Europa

Os quatro representantes brasileiros na edição deste ano da Olimpíada Internacional de Química - realizada no fim de julho de 2018, na Eslováquia e na República Tcheca -, todos medalhistas, receberam  treinamento no Departamento de Química da UFMG. Em março de 2018, um grupo de 16 estudantes de ensino médio, de diversos estados, foram preparados por 15 professores da UFMG, nas áreas de química orgânica, físico-química, química analítica e química inorgânica.

Os premiados foram Ivna Ferreira Gomes, Vinicius Figueira Armelim (ambos com medalha de ouro), João Victor Moreira Pimentel (prata) e Orisvaldo Salviano Neto (bronze). Ivna, João Victor e Orisvaldo são oriundos de escolas do Ceará, e Vinícius estuda em São Paulo. No total, foram distribuídas 198 medalhas, e o Brasil, que ficou na 12° posição, teve seu melhor desempenho no evento mundial, que é realizado a 50 anos. O país registrou melhor classificação da Américas, depois dos Estados Unidos.

Durante duas semanas, oito horas por dia, o grupo assistiu as aulas sobre tópicos avançados, de nível universitário. Além de resolver questões propostas pelo Comitê Organizador Internacional, os jovens foram desafiados por problemas elaborados pelos professores do ICEx.