Robôs realizam missões de busca de salvamento de quedas de avião

Uma competição de robôs autônomos construídos com legos com o objetivo de realizarem missões de busca e salvamento nas quedas de aviões, acontece na próxima segunda, dia 2, às 18 h30, no auditório III, do Instituto de Ciências Exatas (ICEx). Os 22 alunos responsáveis pela criação dos robôs são alunos do curso de Robótica do Departamento de Ciência da Computação.

É no Laboratório de Robótica que nascem os robozinhos. Juntando as peças de legos espalhados pelo chão, os fios coloridos, as rodas, sensores, motores e placas de circuitos,os alunos voltam ao tempode crianças. “Apesar de ser muito trabalhoso porque as medidas são precisas, é divertido. Nos remete à infância”.

Sensores identificam pessoas e objetos

A turma responsável pelo Robô Tede, a sigla representa a primeira letra de cada um dos componentes – Tiago, Elias, Eugênio e Davi, conta que o papel do Tede é procurar os restos do avião e sobreviventes. “Ele tem sensores que identificam pessoas e coisas. No nosso ambienteé muito real. Quando acontece acidente, por exemplo, um acidente químico, que é perigoso para o homem, são encaminhados robôs “, explica Tiago Ruas, do 6º período de Ciência da Computação.

Outro grupo , formado pelos alunos, Lucas, Jean e Marco Aurélio, informa que a função é a mesma – realizar busca e salvamento, mas a estratégia é diferente. “Vamos ter uma garra para pegar vários blocos (pessoas ou destroços), em vez de pegar um por um. “Ele também identifica cores e distância, tem sensor de localização para o robô se orientar e o identificador de cor para identificar as coisas certas”, explica Lucas Rafael.

De acordo com o professor de Robótica, do Departamento de Ciência da Computação, Douglas Macharet, o objetivo da competição é mostrar a utilização robótica nas mais diversas tarefas, por exemplo em missões de busca e salvamento.

DSC02241-1     DSC02240

Alunos Jean Freire e Marco Aurélio Felizardo               Robô Tede dos alunos Tiago, Elias, Eugênio e Davi

Última modificação em Quinta, 29 Mai 2014 13:11