Professora de Física lança livro que revela aspectos do Globo Terrestre

“O Globo Terrestre na visão da Física – leituras complementares para o Ensino Médio” é mais um livro da professora Regina Pinto de Carvalho, que será lançado no dia 3 de agosto, às 17 horas, na praça de serviço na Ufmg. “ O livro vai  auxiliar o professor de Física dentro da sala de aula, oferecendo leituras complementares e atividades práticas que abordam assuntos interdisciplinares sobre os aspectos físicos do globo Terrestre”, informa Regina.
Dividido em cinco capítulos, o livro situa a terra no sistema solar e no espaço para, posteriormente, construir um modelo sobre a sua estrutura e sua composição, desde a superfície até seu interior. Nos capítulos subsequentes, Regina apresenta, sempre de acordo com a Física, as forças gravitacionais e magnéticas detectadas na superfície terrestre e as correlaciona às características do nosso planeta. Com estas informações, “ é possível  analisar fenômenos naturais de nosso planeta, como terremotos, marés e auroras polares”, afirma a professora.
Sobre a autora

Regina Pinto de Carvalho é professora e pesquisadora aposentada do Departamento de Física da UFMG, onde sempre procurou relacionar a Física com outras áreas do conhecimento humano. Essa preocupação continua até hoje, dentro e fora da universidade, através da capacitação de professores e da publicação de livros de apoio para o professor do ensino médio: Física do Dia a Dia, vols.1 e 2 (Autêntica Editora), sendo o primeiro escrito em colaboração com seus estudantes, e Microondas (Livraria da Física).

Última modificação em Segunda, 23 Julho 2012 09:39