Já é possível acompanhar o campeonato brasileiro pela Web

Acompanhar em tempo real as partidas do Campeonato Brasileiro da primeira divisão e descobrir o resultado de um jogo de futebol consultando simplesmente um gráfico é a novidade dos pesquisadores do Departamento de Ciência da Computação, do ICEx. De acordo com o professor e coordenador do projeto, Wagner Meira, pelo gráfico é possível acompanhar a quantidade de tuítes e posts que mencionam os dois times e a partida e indicar vídeos do youtube e links de notícias mais populares. . “Fala-se de tudo na internet, mas não de forma tão estruturada quanto no caso do futebol. O esporte tem um público fanático e que usa de fato as redes sociais”.

“O objetivo amplo do Observatório da Web é descobrir até que ponto as manifestações nesse ambiente são reflexo do que acontece na sociedade”, explica o professor Wagner Meira Jr. O projeto tem atualmente participação de cerca de 35 pesquisadores, incluindo alunos dedicados a aspectos como filtros específicos. Novos mecanismos estão em estágio de teste e podem ser incorporados ao sistema quando demonstrarem estabilidade.

O Observatório da Web é um dos projetos de pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web (INWeb), de que participam, além da UFMG, o Cefet-MG e as universidades federais do Amazonas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com financiamento do CNPq e da Fapemig.

Prof. Wagner Meire do Departamento de Ciência e Computação

Última modificação em Sexta, 13 Julho 2012 11:34