Nanotubos e Nanofios são temas de palestra no ICEx

Na próxima terça-feira, dia 22, às 10h, acontece, no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), o seminário sobre nanotecnologia, com o Professor Ernesto Joselevich, do  Departamento de Materiais e Interfaces, do Weizmann Institute of Science, de Israel.
Nanotubos e nanofios têm propriedades únicas, mecânicas e eletrônicas, que os tornam atraentes para os blocos de construção da nanoelectrônica e de sistemas nanoelectromecânicos (NEMS). Nos últimos anos o Professor Joselevich e seu grupo de pesquisa desenvolveram diferentes regimes de "crescimento orientado" de nanotubos em superfícies dirigidas ao longo de direções atômicas, com importantes trabalhos publicados nas revistas Science e Nature Nanotechnology.
O crescimento das nanoestrutuas podem ser dirigidos eletricamente e com fluxo de gás, para atingir a auto-organização em arquiteturas diversas, como na forma de serpentinas. O grupo desenvolveu o metodo em nanotubos de carbono e, mais recentemente, ampliou a abordagem para nanofios inorgânicos, incluindo nanofios de GaN perfeitamente alinhados em orientações cristalográficas, com milímetros de comprimento. Outra iniciativa importante do grupo tem sido a investigação do comportamento de torção de nanotubos de carbono e nanotubos inorgânicos, dando origem a interessantes fenômenos em nanoescala, como oscilações quânticas. “Estes fenômenos podem ser a base para sistemas úteis na nanoelectromecanica”, afirma o Prof. Joselevich.

Dia: 22 de maio - Terça feira

Local: Sala de Seminário da Física

Horário: 10 hs

Palestrante: Ernesto Joselevich, do Departamento de Materiais e Interfaces Weizmann Institute of Science Rehovot 76100, Israel.

Pesquisador Ernesto Joselevich

Bibliografia

[1]   A. Ismach, L. Segev, E. Wachtel and E. Joselevich, Angew. Chem. Int. Ed. 2004, 43, 6140.

[2]   A. Ismach, D. Kantorovich and E. Joselevich, J. Am. Chem. Soc. 2005, 127, 11554.

[3]   A. Ismach and E. Joselevich, Nano. Lett. 2006, 6, 1706.

[4]   N. Geblinger, A. Ismach and E. Joselevich, Nature Nanotechnology. 2008, 3, 195.

[5]   J. S. Soares, A. P. M. Barboza, P. T. Araujo, N. M. Barbosa Neto, D. Nakabayashi, N. Shadmi, T. S. Yarden, A. Ismach, N. Geblinger, E. Joselevich, C. Vilani, L. G. Cançado, L. Novotny, G. Dresselhaus, M. S. Dresselhaus, B. R. A. Neves, M. S. C. Mazzoni and A. Jorio, Nano Lett. 2010, 10, 5043.

[6]   D. Tsivion, M. Schvartzman, R. Popovitz-Biro, P. von Huth and E. Joselevich, Science 2011, 333, 1003.

[7]   T. Cohen-Karni, L. Segev, O. Srur-Lavi, S. R. Cohen and E. Joselevich, Nature Nanotechnology 2006, 1, 36.

[8]   K. S. Nagapriya, O. Goldbart, I. Kaplan-Ashiri, G. Seifert, R. Tenne and E. Joselevich, Phys. Rev. Lett. 2008, 101, 195501.

Última modificação em Quarta, 16 Mai 2012 14:58