Oficinas de Matemática para educação básica no ICEx

Como despertar o aluno para a matemática e como ensinar com mais criatividade, são os principais objetivos das oficinas de jogos do Projeto Visitas, do Departamento de Matemática do Instituto de Ciências Exata (ICEx), da UFMG, no dia 19 de Maio, na Videoteca do ICEx.

De acordo com o professor e coordenador do projeto Jorge Sabatucci o projeto tem como objetivo a integração da Universidade com alunos e professores da educação básica de ensino. “O contato de alunos e professores da UFMG com este público, traz, também, questões concretas da realidade da sala de aula para discussão dentro do Curso de Licenciatura, em especial para os alunos participantes do projeto”, explica

Outro mito que as oficinas querem desvendar é o de que a Matemática é difícil e inacessível à maioria da população. “Essa concepção tem grande influência nos alunos que muitas vezes se julgam incapazes de aprendê-la. Por isto, a utilização de jogos e materiais concretos no ensino é uma tentativa de romper com essa visão da Matemática”.

Outro aspecto importante na utilização de jogos no ensino de matemática são as habilidades que ele desenvolve, como por exemplo a concentração, atenção, organização e o raciocínio dedutivo, sendo estas indispensáveis para o aprendizado em Matemática. “A utilização de materiais concretos permite abordar tópicos de Matemática em diferentes níveis, possibilitando assim definir o momento adequado para possíveis aprofundamentos e aplicações.”

Data: 19 de Maio de 2012 (Sábado)

Horário: 9:30h às 12:00h

Local: UFMG – ICEx - Deptº Matemática - Sala 3057 (Videoteca)

Avenida Antônio Carlos, 6627. Pampulha