Para a licenciatura, eventos para a comunidade são verdadeiras aulas práticas

A XII UFMG Jovem e a V Feira de Ciências da Educação Básica de Minas Gerais (Feceb-MG) apresentou mostra de trabalhos técnico-científicos nos formatos de banners digitais, oficinas e apresentações culturais nos dias 21 e 22 de Outubro. Os alunos do Instituto de Educação, Gustavo, Felipe e Caíck, do 2º ano Fundamental, que visitavam o stand da Matemática, adoraram as explicações e os jogos. “É tudo muito legal, principalmente porque adoramos a disciplina. As explicações são claras e os jogos bem criativos”, afirmaram em coro.

Para Ashtar Sheram, monitor do 4º período de Matemática, estas oficinas são importantes para estimular os alunos a desenvolverem o raciocínio lógico e percepção espacial. “E para os monitores também que cursam licenciatura  porque já aprendem a lidar com os alunos”.

Enquanto isto, no stand da Física, um  protótipo sobre geração de energia elétrica e um gráfico simulador de hidroelétrica atraiam um grande número de visitantes. “Este contato dos alunos do 2º grau com a universidade é muito legal porque facilita na hora da escolha do curso na universidade”, afirma o monitor Lucas Lisboa, do 7º período de Física, que também concorda com Ashtar da importância dos eventos para os alunos que pretendem se tornar professores. “É um grande aprendizado”.

À esquerda: alunos do Instituto de Educação. À direita, Ashtar Sheram, monitor do 4º periódo de Matemática.

Promoção do intercâmbio

Destinados aos professores e alunos das escolas de educação básica de Minas Gerais, os eventos  promovem o intercâmbio de trabalhos técnico-científicos, culturais e sociais de diferentes instituições educacionais de todo o estado. Este ano, a XII UFMG Jovem e V Feceb-MG apresentaram a amplitude e interconexão de diferentes áreas do conhecimento, atendendo à chamada da Assembléia Geral das Nações Unidas para o Ano Internacional da Química.

Simulador de Hidroelétrica

Fonte: Assessoria do ICEx – Lena Alves e Zeca Campos