ICEx UFMG - Notícias
(0 votos)

Mesmo a distância, grupo interdisciplinar de estudantes mantém atuação inovadora. Entre outras soluções, Eita UFMG! desenvolve aplicativos de mobilidade e controle de acesso a espaços físicos.

A iniciativa é aberta a qualquer estudante da UFMG. A seleção ocorre semestralmente, e todas as informações sobre o processo são divulgadas no site do Eita!. Na mesma página, também estão disponíveis mais informações sobre os projetos em andamento.

Veja a matéria completa aqui

(0 votos)

Hoje dia 12 de maio comemoramos o dia mundial de celebração das Mulheres na Matemática. A data foi escolhida em homenagem à Maryam Mirzakhani, a primeira mulher ganhadora da medalha Fields em 2014, nascida em 12 de maio de 1977.

Diversos coletivos de mulheres matemáticas organizam ações para marcar esta data no Brasil. O coletivo Matemática: substantivo feminino, celebra esse dia com a instituição do título "Embaixadoras da Matemática".

Foram escolhidas 10 Mulheres Matemáticas para representarem todas as matemáticas. Vocês podem ver o que elas têm a dizer em: VÍDEO.

Parabéns para todas essas mulheres

(0 votos)

A partir da próxima segunda-feira, dia 17, a UFMG avançará à etapa 1 do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto, segundo nota à comunidade universitária divulgada hoje, 10, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira. A decisão é respaldada por orientações do Comitê Permanente da UFMG de Enfrentamento do Novo Coronavírus, com aquiescência da Comissão de Acompanhamento do Conselho Universitário.

A matéria inteira pode ser lida aqui

(0 votos)

O dia 12 de Maio, dia do aniversário de Maryam Myrzakhani, a primeira mulher agraciada com a Medalha Fields, foi escolhido pela comunidade matemática internacional como o Dia para Celebrar a Mulher na Matemática.

Assim, as as atuais professoras e alunas do Departamento de Matemática da UFMG, aproveitaram a data para agradecer àquelas que abriram o caminho e se tornaram fonte de inspiração para muitas mulheres.

Homenagem das professoras do departamento de Matemática

Para ver os outros eventos Celebrando a Mulher na Matemática, que acontecem durante o mês de maio, no mundo visite a página

(0 votos)

O Anexo 3A do Departamento de Química, vinculado ao Instituto de Ciências Exatas (ICEx), no campus Pampulha, foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 6, em cerimônia que contou com a presença da reitora Sandra Regina Goulart Almeida, do governador Romeu Zema, do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e dos deputados federais Igor Timo (Podemos) e Rodrigo de Castro (PSDB).

O professor Ruben Dario Sinisterra Millán, chefe do Departamento de Química, afirmou que o prédio foi concebido segundo padrões internacionais de segurança e é dotado de um sistema de exaustão sem precedentes em suas instalações. “Ele foi projetado para abrigar laboratórios de química. Possui duas saídas de emergência em cada laboratório, alarmes de incêndio, chuveiros e lava-olhos [equipamentos de segurança para higienização emergencial de pessoas contaminadas por substâncias químicas]”, exemplifica o professor. Além disso, é dotado de reservatório para água de chuva. “É uma edificação verde e sustentável, projetada para o futuro”, afirma Ruben Sinisterra.

A matéria completa pode ser lida acessando o LINK

(0 votos)

O ICEx cumprimenta toda a Comunidade e deseja que todos estejam bem e informa  que a UFMG vai permanecer na Etapa Zero do “plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto” por mais duas semanas e reavaliar o cenário epidemiológico de Belo Horizonte e Montes Claros em 10 de maio de 2021. Nesse período, serão avaliados critérios para retorno à Etapa 1, visando à segurança de todos e todas e atendendo às necessidades de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão que não se adaptam ao modo remoto.

Também gostaria de relembrar que antes de toda ida ao campus, deve ser preenchido o questionário MonitoraCovid.

Para mais informações:

Contamos com a colaboração de todos.

Publicado em: Informes
(1 Voto)

CONVITE

A pedido da Diretoria do ICEx, convidamos à todos para a Colação de Grau Oficial dos Formandos do 2º semestre de 2020,  que será realizada por videoconferência:

13/04/2021 (terça-feira) às 19:00

Cursos:  Ciência da computação,  Ciências Atuariais, Estatística  e Sistemas de Informação

14/04/2021 (quarta-feira) às 19:00

Cursos: Física, Matemática, Matemática Computacional, Química e Química Tecnológica

(1 Voto)

NOTA A COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA

Com a suspensão de todas as atividades presenciais, exceto as essenciais para o enfrentamento da pandemia e de manutenção, a UFMG decidiu voltar à etapa 0 do Plano para o retorno presencial de atividades não adaptáveis ao modo remoto. A medida, que entra em vigor nesta segunda-feira, dia 15, foi fundamentada por orientações dos comitês de enfrentamento do coronavírus da UFMG e da Prefeitura de Belo Horizonte.

A matéria completa pode ser lida no site da UFMG

UFMG anuncia reforço na segurança do campus Pampulha após série de assaltos  | Notícias Sou BH