Dia Internacional das Mulheres na Matemática – 12 de Maio

O Dia Internacional das Mulheres na Matemática é celebrado no dia 12 de maio, data que foi instituída em 2018, durante o Encontro Mundial de Mulheres em Matemática.

O dia 12 de maio é a data de nascimento da iraniana Maryam Mirzakhani, única mulher até então agraciada com a  Medalha Fields. Vários eventos acontecem no mundo inteiro clique aqui para acessá-los https://may12.womeninmaths.org/

No Departamento de Matemática da UFMG vamos comemorar com a palestra online Caboclas Kirimbaua Auaeté na Ciência com a professora Juliana Miranda, doutora em Matemática e docente na Universidade Federal do Amazonas, no dia 12 de maio, quinta-feira, às 17h.

Clique aqui para acessar o link da palestra.

O projeto tem como objetivo principal estimular e despertar a formação e o interesse de meninas e mulheres para as carreiras de ciências exatas no Estado do Amazonas, acompanhando-as em seu crescimento acadêmico durante dez (10) anos e com a expectativa de ter quinze (15) alunas de graduação ou pós graduação em alguma área de Exatas ou de Tecnologia. Para isso pretendemos criar ações que ampliem a participação feminina e a sua permanência em atividade científica de ponta, além de consolidar a parceria entre as escolas envolvidas com o Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal do Amazonas, promovendo a interação das alunas como ambiente universitário das áreas de exatas e tecnologias, além de criar ações que ampliem a participação feminina e a sua permanência em atividade científica de ponta, gerando comisso ganhos substantivos no avanço das ciências e na diminuição das desigualdades por meio da diversidade. Para tanto e para dar um tratamento construtivo aos conceitos e metodologia científica estimularemos a força do conhecimento do feminino na natureza com suas formas, relações e importância como fonte de motivação e interesse nas relações exatas aí existentes..

Última modificação em Segunda, 09 Mai 2022 08:28