PPG em Estatística da UFMG em festa: 25 anos contribuindo para o crescimento da Estatística no Brasil

Em 1996, exatamente há 25 anos atrás, foi criado o Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFMG.  Desde sua criação nosso programa já formou 261 mestres e 69 doutores que hoje atuam como professores e cientistas de dados em instituições no Brasil e no exterior. Alguns de nossos ex-alunos criaram suas próprias empresas e contribuem para o crescimento do país.

O PPG em Estatística da UFMG, atualmente nota 5 na avaliação da CAPES,  é referência no Estado de Minas Gerais e um dos principais programas de pós-graduação em Estatística do país. Seu objetivo principal é produzir pesquisa científica de alto nível e temos como missão formar profissionais altamente capacitados, oferecendo cursos de excelência e estimulando o desenvolvimento de novas metodologias em Estatística, Probabilidade e Ciência de Dados para a análise de dados complexos.  Visamos, com isto, que o caráter inovador da pesquisa desenvolvida em nosso programa contribua significativamente para o crescimento e desenvolvimento da sociedade, auxilie nas definições de políticas públicas, na melhoria de produtos entre outros.

O ano de 2021 está marcado por premiações de nossos ex-alunos e docentes do programa. O professor Renato Assunção, ex-coordenador e atual colaborador do programa, acaba de ser condecorado com o Prêmio ABE 2020 de Pesquisador. Renato, atualmente professor do DCC,  atuou de forma significativa para o crescimento do Departamento de Estatística e para a consolidação do Programa de Pós-Graduação em Estatística da UFMG.

A ex-aluna Zaida J. Quiroz Cornejo , atualmente professora na PUC-Peru,    recebeu o Best Paper Award 5th Latin American Conference on Statistical Computing (LACSC 2021) pelo trabalho

Fast Bayesian inference for block-NNGP for large data, Zaida J.Q. Conejo, Marcos O. Prates, Dipak Dey, Harvard Rue.

Duas dissertações de mestrado (Ana Júlia Câmara e Ricardo Pedroso) e duas teses de doutorado (Douglas Azevedo e Juliana Freitas) estão entre as três finalistas dos Prêmios ABE de Mestrado e de Doutorado - edição 2020, respectivamente. O Prêmio ABE é uma competição nacional promovida pela Associação Brasileira de Estatística a cada dois anos. Em edições anteriores, a  professora  Jussiane Gonçalves, aluna de nosso Programa de Doutorado,  e o professor Cristiano Santos foram os  únicos  egressos do programa  a receberem tal premiação. Jussiane ficou em primeiro lugar no concurso de Dissertação de  2018 e Cristiano ficou com o segundo lugar no concurso de 2012.  Os trabalhos indicados  à premiação neste ano são:

C:\Users\BINA\AppData\Local\Temp\Rar$DRa10340.39168\Douglas.jpg

Douglas Roberto Mesquita Azevedo (tese de doutorado). Spatial Confounding Beyond Generalized Linear Mixed Models: Extension to Shared Components and Spatial Frailty Models.  Orientador: Marcos Oliveira Prates. Coorientador: Dipankar Bandyopadhyay (Virginia Commonwealth University, EUA).

Juliana Freitas de Mello e Silva (tese de doutorado). Joint Modeling Longitudinal and Survival Data via Bernstein Polynomials.  Orientador: Vinícius Diniz Mayrink. Coorientador: Fábio Nogueira Demarqui.

C:\Users\BINA\AppData\Local\Temp\Rar$DIa13408.47633\Juliana.jpg

C:\Users\BINA\AppData\Local\Temp\Rar$DIa8800.41000\AnaJulia.jpeg

Ana Júlia Alves Câmara (dissertação de mestrado). Modelo Aditivo Generalizado para Dados de Contagem: Uma Aplicação para Avaliar o Impacto da Poluição Atmosférica na Saúde.  Orientadora: Glaura da Conceição Franco. Coorientador: Valdério Anselmo Reisen (UFES).

Ricardo Cunha Pedroso (dissertação de mestrado). A Bayesian Multiple Partition Model for Multiparametric Change Point Detection.Orientadora: Rosangela Helena Loschi.

C:\Users\BINA\AppData\Local\Temp\Rar$DIa17988.7845\Ricardo.jpeg

A divulgação dos vencedores ocorrerá entre 14 e 17 de setembro de 2021 durante o evento de premiação a ser transmitido pelo canal YouTube da Associação Brasileira de Estatística  (https://www.youtube.com/channel/UCwyU4TPKfEjVPrCnzfETSHQ).

O ano de 2021 também celebra a assinatura de nosso primeiro acordo formal de cotutela com a Université Paris-Saclay(França). Este projeto é uma iniciativa do professor Valdério Reisen, colaborador de nosso programa, e abre as portas do programa para uma cooperação mais efetiva entre docentes do programa e a Université Paris-Saclay. Também favorece o intercâmbio de discentes entre as instituições.

Gostaríamos de registrar nossa gratidão a todos que têm contribuído como o nosso programa, em especial, agradecemos aos seus  idealizadores e criadores, professores Chico Soares,  Arminda Siqueira,  Cibele Comini, Emília Sakurai, Emílio Suyama, Gregório Atuncar,  Maria de Fátima Drumond , Sueli Mingoti, e a todos os coordenadores do programa, professores Emílio Suyama, Arminda Siqueira, Renato Assunção, Enrico Colosimo, Glaura Franco, Marcos Prates e Flávio Bambirra. O trabalho e dedicação de todos foram e ainda são fundamentais para todos nós e para o crescimento do nosso departamento.

Última modificação em Sexta, 30 Julho 2021 11:44