Minuta de protocolo para atendimento remoto emergencial no Sistema de Bibliotecas da UFMG devido à pandemia da COVID-19

Resumo da minuta de protocolo para atendimento remoto emergencial no Sistema de Bibliotecas da UFMG devido à pandemia da COVID-19

1. Serviços que continuam funcionando de forma remota e são mantidos e realizados de forma não presencial:

• Comutação bibliográfica;

• Normalização bibliográfica;

• Elaboração de fichas catalográficas;

• Emissão de Nada Consta;

• Disseminação da informação nas redes sociais das bibliotecas;

• Orientação para realização de pesquisas.

Todas essas demandas devem ser enviadas via e-mail institucional das bibliotecas setoriais ou por meio de outros canais de informação disponíveis, ficando a cargo de cada biblioteca a divisão de tarefas entre as equipes de trabalho, de forma a garantir o atendimento das demandas.

2. Acesso a conteúdo em formato não presencial:

Os serviços de empréstimos, malote e recebimento de doações permaneçam suspensos, assim como todos os demais serviços que não puderem ser realizados de forma não presencial.

3. Serviços presenciais, em caráter excepcional e emergencial:

O atendimento presencial só deve ocorrer em circunstâncias emergenciais, em caráter excepcional, e exclusivamente para devoluções de livros, objetivando a emissão de Nada Consta. O acesso às dependências físicas das bibliotecas setoriais estará vetado aos usuários. O processo para a devolução desses materiais deve ocorrer mediante agendamento prévio e obedecendo às recomendações do Protocolo Sanitário elaborado pela Biblioteca Universitária (BU). Nesse caso só poderão ocorrer para usuários que comprovem, no momento de suas solicitações:

• Posse em cargo público, haja vista que, no contexto de pandemia, em algumas esferas do serviço público, tem ocorrido a posse virtual de servidores recém-nomeados;

• Aprovação em programas de pós-graduação;

• Alunos de intercâmbio que desejam regressar para os seus países;

• Antecipação de formatura, nos casos específicos de cursos da área de saúde, visando à captação de profissionais para atuação no combate à COVID-19;

• Processos de progressão de carreira, cuja necessidade de expedição de diploma (e consequentemente de emissão do Nada Consta) se façam imprescindíveis;

• Transferência entre instituições de ensino.

Qualquer situação que não esteja contemplada nas situações acima, desde que respeitados os protocolos de biossegurança vigentes na UFMG e demais órgãos competentes, deverá ser tratada na biblioteca setorial da unidade a que o usuário esteja vinculado.

4. Contatos das Bibliotecas do ICEx:

Biblioteca do ICEx

Biblioteca do Departamento de Química/ICEx

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Biblioteca do Departamento de Física/ICEx

Última modificação em Terça, 18 Agosto 2020 10:30