Google seleciona projetos do DCC no LARA 2019

Google anunciou os 25 ganhadores da sétima edição do Latin America Research Awards (LARA) 2019, programa de bolsas para pesquisa em computação na América Latina. O evento ocorreu no Centro de Engenharia do Google, em Belo Horizonte, e reuniu professores e pesquisadores de projetos e iniciativas voltados para as áreas de segurança, detecção de doenças, meio ambiente, dados, etc. Dos ganhadores, três projetos são da capital mineira.

O programa é voltado para estudantes de mestrado e doutorado de universidades latino-americanas e também para seus professores e orientadores. Serão destinados cerca de R$ 2 milhões para suporte das iniciativas vencedoras. O intuito é ajudar projetos que busquem soluções tecnológicas para problemas do cotidiano, como empreendedorismo, inovação digital e saúde pública.

O estudante de ciência da computação da UFMG Derick Oliveira baseou seu estudo na classificação automática e interpretável do eletrocardiograma de 12 variações para as 74 classes de diagnóstico a partir desses sensores, em parceria com o Hospital das Clínicas de BH. O estudante explica que o projeto visa à um exame mais preciso e eficiente. “Com esse sinal conseguimos inferir tanto no diagnóstico feito pelo cardiologista quanto dar uma explicação, textual e visual”, conta. O estudo teve orientação do professor Wagner Meira Júnior.

Já o estudante Otávio Augusto Souza, com orientação da professora Olga Goussevskaya, propõe uma nova abordagem para redes de comunicação autoadaptativas e distribuídas, baseada em contadores. Redes que modelam a si próprias tentando otimizar a comunicação a que elas servem, no caso do projeto dele, as datas centers. “Queremos tornar essas datas centers adaptativas. Hoje em dia, é muito presente a questão da nuvem, só que a nuvem existe e está em algum lugar. Ela é física, gasta mais energia que uma cidade, por exemplo. Com essa rede adaptativa, podemos diminuir o custo de operações”, explica.

A notícia completa pode ser lida no LINK

Última modificação em Sexta, 22 Novembro 2019 17:33