Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM)

Foi realizada no ICEx, durante os dias 14, 15 e 16 de novembro, a décima primeira edição da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM). O evento contou com a participação de professores de diversos estados de todo o país. Foram submetidos mais de 150 trabalhos no total.

Durante o decorrer da XI CNMEM houve a ministração de palestras e minicursos tratando dos benefícios que a modelagem matemática pode trazer para o ensino da disciplina.

De acordo com a organizadora do evento, professora do Departamento de Matemática, Jussara de Loiola Araújo, a modelagem pode mudar a configuração dentro de sala de aula. Para ela, o professor deixa seu papel tradicional de transmissor de informações, para assumir o lugar de tutor e instigador, e os alunos transformam-se em protagonistas nas discussões e produção de conhecimento.

A educação matemática, que tem como um de seus expoentes o professor Ubiratan D’Ambrósio, desdobra-se em várias tendências ou orientações, que influenciam diretamente a prática em sala de aula. Além da modelagem matemática, contempla o uso de tecnologias, investigações, etnomatemática e história da matemática, entre outras dimensões. São práticas que se opõem ao modelo único e tradicional da transmissão do conhecimento pelo professor e põem a interdisciplinaridade em lugar visível na resolução dos problemas.

A partir dos anos 80, influenciada pelo pensamento de Paulo Freire e do próprio D’Ambrósio, a modelagem matemática ganhou força no Brasil e carrega uma peculiaridade que a difere do resto do mundo. “Internacionalmente, a modelagem matemática está mais voltada para a perspectiva educacional, para o ensino dos conteúdos. No Brasil, o diferencial é que essa perspectiva ganha força política, cultural e social. A abertura para que os próprios estudantes proponham os problemas reflete o objetivo de se educar matematicamente as pessoas para que elas atuem criticamente na sociedade”, compara Jussara Loiola.

Última modificação em Sexta, 22 Novembro 2019 21:01