O Bacharelado em Matemática Computacional Completa 20 anos

Para celebrar os 20 anos do Curso de Matemática Computacional da UFMG (1999-2019) realizaremos um evento concentrado em um dia de atividades. Nesse dia teremos um encontro entre alunos e ex-alunos do Curso, juntamente com docentes e representantes de empresas privadas interessadas no perfil do Matemático Computacional. Além disso, deixamos aberto o espaço para que qualquer participante envie e apresente seu pôster reportando pesquisa ou outras atividades.

Confira a programação:

9h15min (Auditório B306 do CAD3)

Apresentação do evento e breve histórico do curso, tanto pelo ponto de vista dos coordenados quanto do centro de estudos.

Palestra com Carlos Antonio de Moura

10h (Auditório B306 do CAD3)

Convidamos o Professor Carlos Antônio de Moura (ver Lattes) para apresentar a palestra de abertura do evento Matcomp 20 anos. O Professor Moura tem PhD. em Matemática Aplicada (New York University - Courant Institute), Mestrado em Matemática pelo IMPA e bacharelado em Matemática pela UnB. É Pesquisador Titular aposentado do LNCC (Laboratório Nacional de Computação Científica) - instituição da qual foi um dos fundadores -, Professor Titular aposentado no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ, e foi presidente da SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional). Atualmente é Pesquisador Colaborador dos Programas de Pós-graduação em Ciências Computacionais e em Engenharia Mecânica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Título: E a nave segue... Mas, chega? Angústias do "pare-ou-siga" nos algoritmos computacionais numéricos.

Resumo: Discussão quase informal sobre os acordos e desacordos entre a aritmética exata (a fantasia contínua da Reta Real) e a aritmética de ponto flutuante (o quotidiano digital da Matemática Discreta).

Coffee Break

10h30min (Auditório B306 do CAD3)

Mesa Redonda: matcomps formados no mundo

10h50min (Auditório B306 do CAD3)

Promoveremos um debate sobre as possíveis carreiras dentro da matemática computacional, os desafios e as perspectivas. Discutiremos também aspectos correlatos, como questões associadas à inclusão e à vida estudantil.

Palestras patrocinadas

14h (Auditório 3 do ICEx)

Palestras com Accenture e Localiza.

Coffee com pôsteres

15h30min (Auditório 3 do ICEx)

Momento para confraternização e divulgação do trabalho realizado pelos inscritos. O objetivo da sessão de pôsteres é permitir que discentes, docentes e funcionários se familiarizarem com o trabalho realizado pelas várias pessoas e entidades envolvidas com o curso. O momento conta também com esquinas temáticas em que grupos de pessoas (professores, alunos e ex-alunos) vão se disponibilizar para conversar com os participantes sobre seus interesses e as possibilidades que o curso e a carreira oferecem.

Atividades Divertidas

16h15min (Auditório 3 do ICEx)

Premiação de discentes, disciplinas, docentes e funcionárias(os) da MatComp (Matemática Computacional).

O objetivo do "Oscar MatComp" é criar um momento descontraído e lúdico em que discentes e docentes da MatComp possam reconhecer os(as) colegas por algum destaque positivo para o curso.

Para inscrições e mais informações clique aqui.