Seminário Extra: Missões para Marte: desafios, resultados recentes e o futuro

Resultado de imagem para Ivair Gontijo
O cientista brasileiro Ivair Gontijo do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato da NASA) abre o ciclo de palestras 2018 doObservatório Astronômico do IAE  [imagem:Sgt. Wandeclayt/IAE]

Data: 05/07/2018, 15:00h 
Local: Auditório III, ICEx 
Palestrante: Ivair Gontijo, JPL Nasa (autor do livro “A Caminho de Marte”) 
Título: Missões para Marte: desafios, resultados recentes e o futuro 


Uma simulação da viagem entre a órbita terrestre até a superfície de Marte nos mostra alguns dos desafios enfrentados e resolvidos para pousar o veículo Curiosity na cratera Gale. A recente detecção pelo Curiosity de moléculas orgânicas complexas e de metano com variação sazonal, também será discutida.

A missão Mars2020 usará o mesmo processo para levar para Marte um veículo coletor de amostras, que deverão ser trazidas para a Terra em uma outra oportunidade. Este veículo terá um novo conjunto de instrumentos e seu local de pouso ainda está sendo escolhido entre três candidatos. O instrumento SuperCam, parte do veículo Mars2020, levará para Marte quatro técnicas de espectroscopia ótica, além de um microfone e uma câmera à cores. Detalhes de seu projeto ótico e resultados preliminares obtidos com a versão de testes serão apresentados.

Finalmente, o livro “A Caminho de Marte”, recém lançado pela editora Sextante, será apresentado e discutido com a audiência.