Estudantes da UFMG podem se inscrever na 2ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física

A 2ª Olimpíada Latino Americana Universitária de Física se realizará acontece no dia 11 de maio de deste ano, às 14h (horário de Havana). O evento é organizado pela Sociedade Cubana de Física e pela Faculdade de Física da universidade de Havana. Nessa edição, a olimpíada conta com o apoio da UNESCO, do Centro latino Americano de Física (CLAF), da Federação Iberoamericana de Sociedades de Física (FEIASOFI), da Academia de Ciencias de Cuba e do ICTP_SAIFR. 

Alguns objetivos da OLUF são: identificar estudantes com habilidades especiais para a física e apoiá-los em seus estudos; Fomentar o intercâmbio entre estudantes e professores universitários da América Latina. 

Para participar da Olimpíada o participante deve estar matriculado um curso de graduação em qualquer universidade da América Latina e do Caribe. A prova consiste na realização de uma avaliação com 5 problemas que abarcam conceitos de Física geral de nível universitário. A prova tem duração de 5 horas e é realizada de maneira simultânea em todas as universidades participantes. 

Cada universidade tem um professor encarregado por organizar a Olimpíada na instituição. Cabe ao professor inscrever os interessados, reproduzir  e aplicar as provas no horário previsto. Cabe também realizar o envio e a comunicação com o comitê organizador.

NA UFMG

Na UFMG o professor responsável é Juan Carlos González Pérez, do Departamento de Física da UFMG.
Para se inscrever o(a) estudante interessado deve:

- Local das inscrições: na recepção da Diretoria do ICEx - Até o dia 15 de abril Das 8h às 11:30h e de 13h às 16h; 
- Deverá trazer  1) Documento de Identidade com foto 2) carteirinha ou comprovante de matrícula

- O LOCAL DA PROVA EM BREVE SERÁ INFORMADO 


PREMIAÇÃO: 

Serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze e menção de acordo com a pontuação alcançada. O estudante com melhor pontuação receberá um prêmio especial. As organizações de cada pais organizam suas próprias atividades de premiação. 


Comité Técnico 

Alejandro Cabo Montes de Oca. Instituto de Matemática Cibernética y Física. La Habana Carlos Rodríguez Castellanos. Facultad de Física. Universidad de la Habana 
Edwin Pedrero González. Instituto de Ciencia de Materiales. Universidad de la Habana Ernesto Altshuler Álvarez. Facultad de Física. Universidad de la Habana 
Héctor Borroto Gutiérrez. Facultad de Física. Universidad de la Habana 
Julio C. Drake Álvarez. Facultad de Física. Universidad de la Habana 
Osvaldo de Melo Pereira. Facultad de Física. Universidad de la Habana 

Comité organizador 

Dra. María Sánchez Colina. Universidad de la Habana. Cuba 
Dr. Víctor Romero Rochín. Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM)
Dr. Leandro Cristante de Oliveira. Universidad de Sao Paulo, Brasil

Última modificação em Segunda, 09 Abril 2018 18:40