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O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio visa oferecer uma capacitação gratuita para professores de Matemática do Ensino Médio do Estado de Minas Gerais. O programa é oferecido pela DMAT/UFMG em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental.

O Departamento de Matemática – ICEx receberá inscrições para a seleção de 60 vagas, no Período: de 05 de dezembro de 2019 a 16 de janeiro de 2020. Os candidatos devem ser professores de Matemática em exercício no Ensino Médio ou do oitavo e nono anos do Ensino Fundamental ou licenciados em Matemática.

O curso se realizará em horário integral (manhã e tarde) na semana de 27 a 31 de Janeiro de 2020. As atividades de cada dia consistem de aulas teóricas na parte da manhã, ministradas no IMPA, no Rio de Janeiro, e transmitidas em tempo real para a UFMG pelo sistema de teleconferência, e na parte da tarde de trabalhos práticos em sala de aula. O programa é realizado em módulos independentes, que abordam tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental. O curso é gratuito e os candidatos frequentes receberão um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró Reitoria de Extensão da UFMG.

As inscrições só poderão ser feitas via internet pelo site http://www.mat.ufmg.br/papmem/ A lista dos candidatos selecionados será divulgada até o dia 17 de janeiro de 2020, via internet no mesmo site da inscrição. Além disso, os selecionados receberão um e-mail comunicando sua seleção e deverão confirmar sua participação até 20 de janeiro de 2020.

Mais informações pelo telefone (31) 3409-5956 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

 

O 37º PAPMEM será realizado de 27 a 31 de Janeiro de 2020

 

Período de inscrições: 05 de dezembro de 2019 a 16 de janeiro de 2020

Conteúdo: Abordará tópicos selecionados das três séries do Ensino Médio e alguns tópicos do Ensino Fundamental.

Local:Departamento de Matemática ICEx – UFMG.

Inscrições: só poderão ser feitas via internet. Ficha de inscrição

Resultados de seleção: 17 de janeiro de 2020.

Confirmação de participação: Até ás 18:00 horas do dia 20 de janeiro de 2020, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. pelo telefone: (31) 3409-5956. Após esta data, procederemos a chamar os candidatos excedentes

A frequência mínima exigida para obtenção do certificado de curso de atualização é de 80% da carga horária total do curso e participação na avaliação no final do curso.

Informações completas: EDITAL DO 37º PAPMEM.

Para eventos anteriores, clique aqui.

Veja aqui vídeos com as aulas de eventos anteriores.

 

 

 

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A pedido da Diretoria do ICEx, comunicamos a data da Colação de Grau, dos alunos concluintes no 2º semestre de 2019.

 

 

Colação de Grau Oficial dos Formandos do 2º semestre de 2019:

 

17 de dezembro de 2019 - terça-feira às 18:00

 

Cursos: Ciência da Computação, Matemática, Matemática Computacional e Sistemas de Informação. -

 

18 de dezembro de 2019 - quarta-feira às 18:00

 

Cursos: Ciências Atuariais, Estatística, Física, Química e Química Tecnológica.

 

Local: Auditório da Escola de Engenharia

 

 

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Dúvidas frequentes:

 

- Onde fica o Auditório da Escola da Engenharia? 

 

Resposta: a esquerda de quem entra na portaria principal do prédio da Engenharia (em frente ao Prédio do ICEx, próximo a rotatória).

 

- Posso levar quantas pessoas para assistir minha colação de grau?

 

Resposta: Você poderá trazer até 03 convidados, pois o número de assentos é limitado.

 

- Como devo ir vestido? 

- É apropriado usar terno e gravata?

 

Resposta: A vestimenta deverá ser adequada ao evento. 

 

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Dica: O traje ideal é o esporte fino: calça social + camisa, para eles (não precisa usar gravata); vestidos mais simples, calça + blusa ou saia + blusa, para elas.

 

- Tenho que levar algum documento no dia da Colação?

 

- Resposta: Não. 

 

Quando chegar ao local, favor confirmar seu nome na lista de formandos que ficará disponível na entrada do auditório com a recepcionista.

 

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Evento teve presença do ministro Marcos Pontes, de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

 

A UFMG, em parceria com Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Centro de Estudos sobre Tecnologias Web (Ceweb.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), lançou nesta sexta-feira, 6, o projeto Mover-se na Web – Articulação pró-Brumadinho, que vai fomentar projetos com base em tecnologias web para atender demandas específicas da comunidade de Brumadinho, afetada pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale, no dia 25 de janeiro deste ano.

As propostas, que poderão ser submetidas sob a responsabilidade de professores ou funcionários de institutos de ciência e tecnologia, receberão R$3.200 reais por mês, durante 12 meses. O critério principal para seleção é que seja apresentado um produto final com base em tecnologias web — acessíveis, por exemplo, em dispositivos móveis como aparelhos celulares.

O titular do MCTIC, ministro Marcos Pontes, que participou da solenidade inaugural do Mover-se na Web, no auditório do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Exatas (CAD 3), ressaltou que ciência e tecnologia são "ferramentas poderosas" para o desenvolvimento econômico e social. "O tripé educação, ciência e tecnologia é a base dos países desenvolvidos. E esse projeto é um exemplo da utilização das tecnologias para buscar soluções que possam ajudar a melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

A reitora Sandra Regina Goulart Almeida expressou satisfação com o fato de a iniciativa do Mover-se na Web ter partido da comunidade, com intermediação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) do ICEx e ter conquistado a adesão do MCTIC. “A Universidade brasileira faz muito mais que formar recursos humanos, com muita seriedade e qualidade. Fazemos também pesquisa e extensão, que são imprescindíveis. Fazer extensão é estar em contato com a sociedade, propondo caminhos para resolver seus problemas. Por isso, educação, ciência e tecnologia não representam gasto, mas investimento”, afirmou.

 

Veja a reportagem completa no site da UFMG

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Vamos transformar Brumadinho...

 

Inscreva-se gratuitamente em acessando o LINK

 

A presença do Ministro Marcos Pontes e Reitoria no evento de lançamento está confirmada.

 

 

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Com intuito de expandir a política de valorização do estudante e pesquisador negro, em especial nas áreas das Ciências Exatas, acontece na próxima semana, de 26 a 29 de novembro, o I Colóquio de Ciências Exatas & Negritude. O evento, que será realizado pelo movimento IVONE no Instituto de Ciências Exatas (Icex) da UFMG, no campus Pampulha, foi desenvolvido em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE), enquadrando-se como uma intervenção que busca trazer as discussões étnico-raciais para o âmbito acadêmico, diminuindo os reflexos do racismo dentro das universidades.

A proposta inclui a realização de atividades acadêmicas e culturais, como palestras, oficinas, mesas-redondas, rodas de conversa, apresentações de dança e de música, exposições, entre outras. Além de debates abordando o tema do colóquio, como a história dos movimentos negros no Brasil e as políticas de permanência de alunos negros na UFMG, serão apresentados trabalhos de destaque produzidos por pesquisadores negros da UFMG, como a reconstrução de grafos e a descoberta de aglomerados estelares.

A programação completa pode ser conferida aqui. As inscrições gratuitas também devem ser feitas no site do evento.

Movimento Ivone

Há menos de um ano, foi criado na UFMG o movimento IVONE - Coletivo de Negros do Icex. Seu intuito principal é fomentar as discussões em torno das relações étnico-raciais que caracterizam a sociedade brasileira em geral. O alvo principal das ações do coletivo é o indivíduo das Ciências Exatas que, via de regra, não entra em contato com a questão racial, discutida majoritariamente em cursos das áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais.

Segundo o grupo, “por ser sistêmico e estar entranhado em todas as instituições, o racismo não poderia deixar de estar presente na universidade e no Icex em especial. Casos concretos já aconteceram e continuam acontecendo. Não obstante, o negro, ao frequentar um ambiente majoritariamente branco e com o histórico negativo que o racismo deixou em sua subjetividade, tende a não se sentir acolhido. Sente que não pertence ao lugar onde deve estar por direito”.

Foi nessa perspectiva que o movimento IVONE criou o I Colóquio de Ciências Exatas & Negritude. O objetivo é ampliar as discussões para além do acesso igualitário ao ensino superior público, chegando também à importância da garantia da permanência, da integração e do desenvolvimento do indivíduo negro.

 

Assessoria de Imprensa UFMG

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Reunido excepcionalmente na tarde desta segunda-feira, 25, o Conselho Universitário da UFMG posicionou-se, por meio de nota, sobre fatos associados à prisão de pessoas suspeitas de tráfico de drogas nas dependências do campus Pampulha. O comunicado, assinado pela reitora e presidente do Conselho, professora Sandra Regina Goulart Almeida, esclarece que “a sentença judicial, proferida em 24/10/2019, pelo Juiz de Direito da 3ª Vara de Tóxicos da Comarca de Belo Horizonte, da qual o MEC foi notificado, deixa claro que nenhum dos acusados é estudante ou servidor da UFMG, nem tem qualquer vínculo com a Instituição”.

 

Nota do Conselho Universitário da UFMG_25.11.2019.pdf

 

A notícia completa pode ser lida no LINK

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Parceria do campus Saúde com o Departamento de Química do ICEx possibilitou a criação de nova tecnologia, de baixíssimo custo, capaz de combater larvas e ovos do mosquito Aedes aegypti mesmo em águas extremamente sujas, como a de esgotos. Trata-se de uma pastilha feita com tijolo de cerâmica tratado quimicamente, que é eficaz em locais inóspitos, como bueiros e ralos, onde não há luz ou água limpa. O larvicida, desenvolvido por equipe coordenada pelo professor Jadson Belchior, reduziu, em mais de 80%, a população do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika no campus Saúde.

O dispositivo foi criado para atender demanda do campus, que tem os bueiros como principal foco de proliferação desses vetores. Esse comportamento foge do habitual, uma vez que o Aedes aegypti costuma depositar ovos em recipientes com água limpa. “Nas unidades do campus, os vasinhos de plantas foram reduzidos. O mosquito provavelmente está fora dos prédios e migrando para dentro. Os bueiros acumulam água parada e nutrientes gerados por folhas secas. E  é justamente disso que os ovos precisam para virar larvas”, detalha Jadson Belchior.

A pesquisa teve início no começo deste ano, em continuidade a estudos desenvolvidos em 2018, também em parceria com o campus Saúde. Essas pastilhas têm como suporte uma cerâmica impregnada com moléculas nocivas à larva, mas com nível de concentração que não faz mal ao ser humano.

O material larvicida é liberado de forma lenta e controlada depois de entrar em contato com a água, por cerca de seis a sete semanas, o que inibe o desenvolvimento dos ovos na fase larvária, impedindo-os de eclodir ou matando as possíveis larvas que surgirem.

O dispositivo foi abordado em matéria publicada na edição 2.081 do Boletim UFMG, que circula nesta semana.

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Google anunciou os 25 ganhadores da sétima edição do Latin America Research Awards (LARA) 2019, programa de bolsas para pesquisa em computação na América Latina. O evento ocorreu no Centro de Engenharia do Google, em Belo Horizonte, e reuniu professores e pesquisadores de projetos e iniciativas voltados para as áreas de segurança, detecção de doenças, meio ambiente, dados, etc. Dos ganhadores, três projetos são da capital mineira.

O programa é voltado para estudantes de mestrado e doutorado de universidades latino-americanas e também para seus professores e orientadores. Serão destinados cerca de R$ 2 milhões para suporte das iniciativas vencedoras. O intuito é ajudar projetos que busquem soluções tecnológicas para problemas do cotidiano, como empreendedorismo, inovação digital e saúde pública.
 
O estudante de ciência da computação da UFMG Derick Oliveira baseou seu estudo na classificação automática e interpretável do eletrocardiograma de 12 variações para as 74 classes de diagnóstico a partir desses sensores, em parceria com o Hospital das Clínicas de BH. O estudante explica que o projeto visa à um exame mais preciso e eficiente. “Com esse sinal conseguimos inferir tanto no diagnóstico feito pelo cardiologista quanto dar uma explicação, textual e visual”, conta. O estudo teve orientação do professor Wagner Meira Júnior.
 
Já o estudante Otávio Augusto Souza, com orientação da professora Olga Goussevskaya, propõe uma nova abordagem para redes de comunicação autoadaptativas e distribuídas, baseada em contadores. Redes que modelam a si próprias tentando otimizar a comunicação a que elas servem, no caso do projeto dele, as datas centers. “Queremos tornar essas datas centers adaptativas. Hoje em dia, é muito presente a questão da nuvem, só que a nuvem existe e está em algum lugar. Ela é física, gasta mais energia que uma cidade, por exemplo. Com essa rede adaptativa, podemos diminuir o custo de operações”, explica.
 
 
A notícia completa pode ser lida no LINK
 
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Foi realizada no ICEx, durante os dias 14, 15 e 16 de novembro, a décima primeira edição da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (XI CNMEM). O evento contou com a participação de professores de diversos estados de todo o país. Foram submetidos mais de 150 trabalhos no total.

 

Durante o decorrer da XI CNMEM houve a ministração de palestras e minicursos tratando dos benefícios que a modelagem matemática pode trazer para o ensino da disciplina.

 

De acordo com a organizadora do evento, professora do Departamento de Matemática, Jussara de Loiola Araújo, a modelagem pode mudar a configuração dentro de sala de aula. Para ela, o professor deixa seu papel tradicional de transmissor de informações, para assumir o lugar de tutor e instigador, e os alunos transformam-se em protagonistas nas discussões e produção de conhecimento.

 

A educação matemática, que tem como um de seus expoentes o professor Ubiratan D’Ambrósio, desdobra-se em várias tendências ou orientações, que influenciam diretamente a prática em sala de aula. Além da modelagem matemática, contempla o uso de tecnologias, investigações, etnomatemática e história da matemática, entre outras dimensões. São práticas que se opõem ao modelo único e tradicional da transmissão do conhecimento pelo professor e põem a interdisciplinaridade em lugar visível na resolução dos problemas.

 

A partir dos anos 80, influenciada pelo pensamento de Paulo Freire e do próprio D’Ambrósio, a modelagem matemática ganhou força no Brasil e carrega uma peculiaridade que a difere do resto do mundo. “Internacionalmente, a modelagem matemática está mais voltada para a perspectiva educacional, para o ensino dos conteúdos. No Brasil, o diferencial é que essa perspectiva ganha força política, cultural e social. A abertura para que os próprios estudantes proponham os problemas reflete o objetivo de se educar matematicamente as pessoas para que elas atuem criticamente na sociedade”, compara Jussara Loiola.

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A trajetória da professora Raquel Minardi, do Departamento de Ciência da Computação do ICEx, é destacada no terceiro episódio da série Mulheres cientistas produzida pela TV UFMG. Sua pesquisa envolve as áreas de bioinformática e biologia computacional, em uma parceria entre ICEx e ICB.

Por meio de algoritmos e programas, a pesquisadora busca soluções computacionais para questões da saúde e da biologia, como é o caso da engenharia de biocombustível de segunda geração.

Confira o episódio clicando aqui.

Lançada em outubro, a série da TV UFMG tem o objetivo de contribuir para a reflexão sobre as questões, dilemas e desafios enfrentados por mulheres que fazem pesquisa no Brasil. O primeiro episódio focalizou a trajetória da professora Nilma Lino Gomes, da Faculdade de Educação, e o segundo contou a história de Aline Miranda, do ICB.

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