ICEx UFMG - Notícias do Icex
Publicado em: Notícias do Icex

No dia 16 de junho foi realizado o Simpósio Novas Fronteiras em Agroquímica. O objetivo desse workshop foi promover o debate entre pesquisadores e estudantes, integrando personalidades reconhecidas na comunidade nacional e internacional na área de agroquímica, objetivando maior interesse nessa linha de pesquisa altamente interdisciplinar. 

A iniciativa de organização do evento surgiu do Prof. Luiz Cláudio de Almeida Barbosa e contou com a colaboração dos professores Diogo Montes Vidal e Grasiely Faria de Sousa. Dr. Luiz Cláudio A. O evento contou com a participação do Conselho Regional de Química,  representado pelos Conselheiros Dra. Ana Luiza Mazzini e pelo Bacharel em Química Antônio Carlos Rosa.

O evento contou com a participação de aproximadamente 40 pessoas. O CRQ doou 3 exemplares do Livro de autoria da Dra. Mazzini que se trata de um dicionário sobre termos técnicos utilizados na área de estudos ambientais. Dois exemplares foram distribuídos para os presentes e um outro doado à Biblioteca da Química. 

O Brasil é um dos grandes líderes mundiais em produção de alimentos, com produtividade crescente. Entretanto, a demanda global por alimentos cresce também em grandes proporções, fazendo com que seja necessário o desenvolvimento de métodos cada vez mais produtivos nas lavouras do país. Diversos esforços vêm sendo realizados em várias áreas do conhecimento, objetivando atender esta demanda crescente. 

A química, e mais especificamente a química orgânica, possui um papel global fundamental, através da descoberta e produção de compostos e técnicas capazes de atuar em diversas frentes com relação à agricultura. O termo Agroquímica refere-se ao uso do conhecimento químico e de produtos químicos na agricultura. Agroquímicos podem se referir à uma vasta diversidade de estruturas químicas, com ação inseticida, herbicida, fungicida, nematicida, fertilizante, hormonal, ou ainda como agentes de crescimento, por exemplo. 

 

Professor Robson R. Teixeira (UFV)

 

Professor Marcelo C. Picanço (UFV)

 

 

 

Professor Antônio Alberto da Silva (UFV)

 

 


 

Publicado em: Notícias do Icex

EXAME ESPECIAL 1º SEM. DE 2018

 

Já foram definidas as datas dos Exames Especiais do ICEx. Esse exame tem o valor de 100 pontos. Pode ser utilizado como oportunidade de aprovação ou com o objetivo de melhorar a sua nota, a partir do cálculo de média aritimética, de acordo com as normas acadêmicas, exceto pelos alunos que obtiveram o conceito F.

Para os alunos aprovados, poderá ser utilizado também para melhorar o conceito, prevalecerá a melhor nota.

A opção pelo Exame Especial exclui a possibilidade de Tratamento Especial.

O Tratamento Especial a ser requerido na Seção de Ensino é apenas para os cursos do ICEx.

Os alunos que fazem disciplinas no ICEx mas são de outros cursos deverão fazer a solicitação na seção de ensino do seu curso.

 

NÃO É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO, BASTA APRESENTAR-SE NO LOCAL,DATA E HORÁRIO MARCADOS PARA O EXAME.   

 

HORÁRIO DOS EXAMES 

 

Seção de Ensino ICEx - UFMG

 

Publicado em: Notícias do Icex
Resultado de imagem para Clipping Concursos cacd

Estagiário Desenvolvedor Javascript ‍ junto a  Clipping
 Alguns requisitos para o cargo:

É obrigatório: 
Estar cursando a partir do 3º período em: Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Matemática Computacional, Engenharia de Sistemas, Engenharia de controle e automação ou cursos correlatos.
Linguagens: NodeJS, Javascript; SASS, HTML5, CSS3
Versionamento: Git (GitFlow, PR, etc)


É desejável:
AngularJS ou  Redux-sagas;  Firebase;  MongoDB
Experiência com metodologias ágeis.
Inglês Intermediário;
Benefícios e ambiente de trabalho
Estamos localizados no Parque Tecnológico de Belo Horizonte, o BHTEC. É um ambiente informal e riquíssimo para o aprendizado de quem se interessa por startups e inovação.
 
Carga horária: 30 horas semanais 
Valor da bolsa estágio é de R$ 900,00
 
Vale transporte;
Vale Alimentação;
Ambiente informal (sem dress code);
️ Horário flexível (home-office esporadicamente);
 Investimos e arcamos com sua capacitação;
Trabalhamos com tendências e tecnologias de ponta;
 Possibilidade real de crescimento com a empresa.

 

Publicado em: Notícias do Icex

O Concurso de logomarca para os 50 anos do ICEx começou! Vote em sua logo favorita :) #ICExUFMG

No dia 12 de junho encerrou o prazo para inscrição de logomarcas no concurso para os 50 anos. Foram selecionadas 5 logos para a segunda etapa do concurso.

Abaixo estão as logos finalistas para a votação da comunidade. A postagem de logo com maior número de reações será a vencedora e o autor, ou autora, receberá o prêmio. Em caso de empate, o critério de desempate será o número de comentários.

O link para acessar as postagens das logos: 
CLIQUE AQUI

A votação está aberta a partir de agora e será encerrada na tarde da segunda-feira dia 25 de junho. Em cada imagem consta a autoria e a justificativa de desenho da logo.

Boa sorte aos competidores! 
#50AnosICEx

Publicado em: Notícias do Icex

No próximo sábado 16 de junho das 08:00 às 12:30 será realizado nas dependências do ICEx a terceira edição  do Festival de Matemática em Belo Horizonte, desta vez o público alvo serão professores do Ensino Fundamental e Médio de Minas Gerais. Os Festivais de Matemática integram o projeto "Matemática em toda parte: atividades para festivais de matemática no estado de Minas Gerais",  contemplado na SNCT2017 e financiado pelo CNPq.

O objetivo central destes festivais é contribuir para a popularização do conhecimento matemático. Trata-se de uma iniciativa realizada por um grupo de professores do Departamento de Matemática da UFMG junto com alunos da graduação do Curso de Matemática. 

Em sua história, este departamento tem atuado junto a professores e alunos de Matemática de Escolas do Ensino Básico  de Minas Gerais, através de diversos projetos de extensão, promovendo assim uma articulação mais estreita entre essas Escolas e a Universidade. Estes projetos tem um objetivo comum, que justifica a sua existência: divulgar a Matemática, fazendo com que ela se torne acessível a um público mais amplo, e contribuir para a melhoria de seu ensino e aprendizagem.

 

 


 

Publicado em: Notícias do Icex

Nos dias 07, 08 e 09 de junho a equipe dos projetos de extensão de Astronomia do Departamento de Física e Festivais de Matemática do Departamento de Matemática da UFMG desenvolveram atividades de divulgação da ciência nos municípios mineiros São João do Oriente, Bugre e Iapu. 
 
O evento teve como objetivo central contribuir para a popularização da ciência e com a melhoria do ensino e aprendizagem da Matemática e da Física
 
Foram realizadas oficinas de jogos matemáticos, palestras, atividades com laboratórios interativos de física e matemática, sessões de planetário, observações astronômicas e um minicurso de iniciação à astronomia para professores da região. 
 
As atividades propostas pretenderam promover uma articulação estreita entre alunos e professores da Escola Básica com professores e alunos dos cursos de Física e Matemática da UFMG, colocando desta forma a universidade pública ao serviço da nossa sociedade


 

 

Publicado em: Notícias do Icex

Os postos de votação serão instalados nos campi Pampulha e Saúde, na Faculdade de Direito  e em Montes Claros

Há uma vaga para Graduação e duas para Pesquisa; votam coordenadores de colegiados e líderes de grupos

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) promove eleição, no dia 6 de julho, para preencher uma vaga na Câmara de Graduação e duas na Câmara de Pesquisa (Humanidades e Ciências da Natureza). Os mandatos são de três anos.

As candidaturas, abertas a todos os docentes efetivos e em exercício, devem ser registradas de 11 a 15 de junho, na secretaria da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), que se encontra no prédio da Biblioteca Central (entrada lateral), no campus Pampulha.

Os eleitores para a Câmara de Graduação são os coordenadores dos colegiados de curso; para a Câmara de Pesquisa, votam os líderes de grupos de pesquisa. Haverá postos de votação no campus Pampulha (secretaria da CAC), no campus Saúde (votos para Câmara de Graduação), na Faculdade de Direito (votos para Câmara de Pesquisa) e em Montes Claros.

Dúvidas sobre o processo podem ser sanadas pelo telefone 3409-4587.

Publicado em: Notícias do Icex


Cleildo Santana, integrante da startup Insert Care durante a cerimônia de premiação
Cleildo Santana, integrante da startup Insert Care, durante a cerimônia de premiaçãoArquivo Fundep

Via Portal UFMG

Vice-campeã da 10ª edição do Lemonade, startup desenvolveu implante para aplicação de medicamentos no olho


A startup Insert Care, formada por pesquisadores da Faculdade de Farmácia, foi a vice-campeã da décima edição do Lemonade, programa de aceleração de startups desenvolvido pela Fundação de Apoio à Pesquisa  (Fundep) e por sua empresa de  investimentos, a Fundepar. A cerimônia de premiação foi realizada na última terça-feira, dia 5, no Night Market Rooftop, no bairro Buritis, em Belo Horizonte.

A equipe apresentou um implante para aplicação localizada e contínua de medicamentos intraoculares, desenvolvido a partir de polímero biodegradável, semelhante à linha de sutura, inserido por meio de uma microcirurgia do olho, sem pontos. Depois de liberar toda a substância, o material é absorvido pelo organismo. O foco do produto é o tratamento de doenças crônicas da retina, como a retinopatia diabética, complicação causada pelo excesso de glicose no sangue que danifica os vasos sanguíneos. Trata-se de uma das principais causas da cegueira em pacientes diabéticos.

A introdução do dispositivo, que ocorre diretamente no corpo vítreo do olho depois da aplicação de anestesia local, leva cerca de cinco minutos. Diferentemente da injeção de medicamentos, que precisa ser feita várias vezes em um intervalo de poucas semanas, o implante é colocado dentro do olho uma única vez, explicou um dos coordenadores do estudo, o professor Armando da Silva Cunha, em matéria publicada no Boletim UFMG em fevereiro deste ano.

Como prêmio, a startup da Faculdade de Farmácia será acelerada ainda em 2018 pela israelense MedTech Raanana, especializada em negócios em fase inicial nas áreas médica, farmacêutica, de reabilitação e tecnologias assistivas. Além de Armando Cunha, o grupo reúne a professora Sílvia Ligório, a pesquisadora visitante da Funedi Lorena Vieira e os doutorandos Graziella Rivelli e Cleildo Santana. A tecnologia é patenteada pela UFMG.

 

Veículo autônomo
A vencedora da edição foi a startup Drop Engenharia, que receberá investimento da Fundepar. Seu projeto é um veículo autônomo não tripulado capaz de otimizar o tempo e o processo de pulverização. Software que utiliza as redes sociais para gerar novas formas de engajamento com empresas, plataforma online e gratuita para auxiliar jovens na escolha do curso superior e aplicativos e sites personalizados para lojas são outros produtos que se despontaram na 10ª edição da iniciativa.

Neste ano, o Lemonade selecionou inicialmente 40 equipes nas vertentes de Internet of thingsFintech, information, communication and technology e Healthcare. Após 10 semanas de imersão, em que os participantes contaram com mentorias, interagiram com universidades e usufruíram de um coworking exclusivo, 15 equipes seguiram no processo. Em uma década, o programa de aceleração da Fundep/Fundepar contribuiu com a formação de 1.098 empreendedores vinculados a 307 startups.

Com CTIT/UFMG e Assessoria de Comunicação da Fundep

Publicado em: Notícias do Icex
Descrição Imagem

Via Portal  UFMG

Estudantes da UFMG podem preencher, até 30 de junho, o formulário da 5ª Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Ifes.

Realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e pelo Fórum Nacional de Pró-reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace), a pesquisa visa delinear um panorama do corpo discente das instituições a fim de gerar subsídios para a elaboração de políticas destinadas a atender demandas em áreas como a assistência estudantil.

'Dia D'
Para facilitar a participação dos alunos, a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFMG realiza, em 13 de junho,  o 'Dia D'.  Nessa data, eles serão convidados a parar por 20 a 30 minutos para se dedicarem à pesquisa. Os professores dos três turnos da Universidade serão orientados a conceder essa pausa, de acordo com a Pró-reitoria.

Publicado em: Notícias do Icex

Química Faz Bem é um evento realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG em parceria o Museu das Minas e do Metal (MMGerdau). Busca  romper as fronteiras existentes entre a sociedade e o conhecimento científico em química produzido na UFMG.  

Estudantes e professores do Departamento de Química apresentarão seus trabalhos.  Inúmeras pesquisas são divulgadas  à comunidade por meio de  pôsteres, palestras e atividades interativas para crianças e adultos.

Essa é a segunda edição do evento. Mais uma vez, o público terá a oportunidade de discutir avanços científicos e tecnológicos em diversas áreas de relevância direta na vida cotidiana. Por exemplo a produção de alimentos, medicamentos, combustíveis e novos materiais, além dos impactos ambientais, medicinais e econômicos dessas atividades. Tudo isso apresentado em linguagem comum, acessível a quem estiver interessado. 

Química Faz Bem acontecerá no dia 16 de junho de 2018, de 13 às 17 h no MMGerdau na Praça da Liberdade (Prédio Rosa) em Belo Horizonte. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.

Publicado em: Notícias do Icex

Via Portal UFMG

Professores da Universidade analisam aspectos técnicos, científicos e sociais do mais popular esporte do mundo

As seleções de futebol de 32 países disputam, a partir do próximo dia 14, na Rússia, a Copa do Mundo 2018, uma das mais importantes competições do universo esportivo. Objeto da paixão de bilhões de pessoas ao redor do mundo, o futebol também interessa à ciência. 

Na UFMG, o esporte é abordado em sala de aula, pesquisado em diferentes perspectivas e trabalhado em projetos de extensão. O Departamento de Educação Física da Universidade abriga duas frentes de estudo sobre o futebol: o Programa de Formação de Profissionais para o Futebol e o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (Gefut).  A edição de junho do programa Dois Pontos, da TV UFMG, recebeu o subcoordenador do programa de formação, Eduardo Pimenta, e o coordenador do GeFut, Silvio Ricardo da Silva.

Foram debatidos, entre outros temas, aspectos técnicos como preparo físico para a prática do esporte, idade para jogar, seleções mais bem preparadas e questões sociais como paixão pelo futebol, machismo em campo e nos estádios, homofobia, assédio e abuso sexual.

Assista ao programa.

Outro grupo de pesquisa da UFMG também participou da edição de junho do Dois Pontos. Durante a Copa do Mundo, os bolões de aposta acerca da provável seleção vencedora da disputa são muito populares pelo Brasil. Mas a ciência tem métodos para tentar prever o ganhador da Copa. De acordo com o grupo Probabilidades no futebol, do Departamento de Matemática, a seleção do Brasil é a que tem mais chances de se sagrar campeã, seguida da Espanha e da Alemanha. Essa estimativa é feita com base em rankings recentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa).

Sobre o programa
O Dois Pontos é um programa mensal de entrevistas em que pesquisadores da Universidade analisam temas do cotidiano sob diferentes perspectivas. No Canal Universitário (14, da OiTV, e 12, da NET), a atração é exibida às segundas, às 19h30, às terças e quintas, às 20h, às quartas e sextas, às 12h.

Entrevistados: Eduardo Pimenta, subcoordenador do Programa de Formação de Profissionais para o futebol da UFMG, e Silvio Ricardo da Silva, coordenador do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da UFMG
Apresentação: Ruleandson do Carmo
Produção: Ruleandson do Carmo
Edição: Marcia Botelho, Otávio Zonatto
Equipe de estúdio: Márcia Milagres, Samuel  do Vale, Mario Quinaud e Ravik Gomes.

Página 1 de 34