ICEx UFMG - Eventos
Publicado em: Eventos

Não estão programados eventos no momento.

Publicado em: Eventos Física

 Evento do Departamento de Física discute técnicas da difração de elétrons

 

Apresentar as técnicas de difração de elétrons a estudantes de pós-graduação de instituições brasileiras e do exterior e apresentar as técnicas de difração de feixe convergente (CBED e LACBED) na teoria e na prática, são os objetivos da Escola de Altos Estudos da CAPES promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Física em conjunto com o Centro de Microscopia da UFMG, que sera realizado nos dias 12 a 15 de Novembro, no ICEx.

A difração de elétrons é uma ferramenta poderosa na análise estrutural da matéria, que, aliada ao estudo da morfologia e composição química de amostras e a possibilidade de trabalhar com amostras de alguns mícrons a angstrons, torna-se fundamental em diversas áreas do conhecimento para o entendimento das características da matéria.

“Esta é a primeira vez que o evento acontece em Belo Horizonte e vai ser muito importante porque existem poucos pesquisadores no Brasil que detém conhecimentos sobre as técnicas de difração de feixe convergente”, explica a coordenadora Técnico-científica da área de materiais do Centro de Microscopia da UFMG do evento, professora e pesquisadora do Departamento de Física, Karla Balzuweit.

Ela explica que o objetivo da UFMG é tornar o Centro de Microscopia uma referência. “É altamente necessário investir em treinamento de pessoal de alto nível. Na verdade, não são muitos pesquisadores que dominam perfeita e completamente as técnicas de difração de elétrons ou até de raios-X.
As instalações do Centro de Microscopia da universidade já são consideradas entre as melhores do hemisfério sul”, completa.

Programação:

  • Módulo I: Introdução à difração de elétrons ( 30 horas – 2 créditos)

Data: 12 a 15 de novembro

Local: ICEx

  1. Microscopia eletrônica - Profa. Dra. Karla Balzuweit Departamento de Física – UFMG

.Cristalografia – Prof. Dr. Carlos Basílio Pinheiro - Departamento de Física – UFMG

  1. 2.Difração de Elétrons retroespalhados (EBSD) – Prof. Dr. Carlos Alberto Rosière Departamento de Geologia – UFMF e MSc. Orlando Leon Garcia – FIAT – Contagem – Minas Gerais
    Difração de elétrons convencional – condição de Fraunhofer – Prof. Dr. Paulo Papaleu Fichtner – Departamento de Metalurgia – UFRGS
    Difração de feixe convergente – Prof. Dr. Jean Paul Morniroli – Université des Sciences et Technologies de Lille et Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Lille

 

  • Módulo II: Micro (nano) difração, CBED e LACBED (60 horas – 4 créditos)

Data: 16 a 25 de novembro no

Local: Centro de Microscopia da UFMG.

Prof. Dr. Jean Paul Morniroli – Université des Sciences et Technologies de Lille et Ecole Nationale Supérieure de Chimie de Lille – France.

Número máximo de alunos: 20, com experiência comprovada de microscopia eletrônica de transmissão. Avaliação escrita da parte teórica e avaliação prática no microscópio.


 Telefone da coordenadora: (031) 3409-5664 ramal: 5600 e 7571

Publicado em: Eventos Física

 

Não estão programados eventos no momento.

Publicado em: Eventos Química

Não estão programados eventos no momento.

Publicado em: Eventos Computação

Não estão programados eventos no momento.

Publicado em: Eventos Matemática

 

Não estão programados eventos no momento.

Publicado em: Eventos Estatística

 Não estão programados eventos no momento.