ICEx UFMG - Notícias
Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(1 Voto)

Em outubro, Gary Anderson, professor emérito da Universidade de Nova York, estará na UFMG como convidado do Programa Cátedras FUNDEP/IEAT. Durante a cátedra, Gary Anderson irá ministrar a Grande Conferência New Governance, New Public Management and the New Professional: Privatizing Subjectivies (Nova Governança, Nova Gestão Pública e o Novo Profissional: Privatizando Subjetividades, em tradução para o português). 

 

A atividade vai ocorrer no dia 05 de outubro de 2022, às 14 horas, no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação da UFMG (FaE) conjuntamente com o Seminário Internacional Políticas Públicas para a melhoria da Educação, organizado pelo Gestrado.  

 

A conferência será ministrada em inglês, com tradução simultânea, e será emitido certificado de participação a quem se cadastrar pelo Sistema Gestão de Eventos e confirmar presença no dia da atividade. 

 

De acordo com Gary Anderson, vários países têm vivenciado, cada vez mais, a privatização do governo, da formulação de políticas e de todo o setor público. No Chile, apenas 35% das crianças em idade escolar frequentam escolas públicas. No Texas, nos EUA, 62% dos professores são preparados por empresas com fins lucrativos. Nos EUA, o American Legislative Exchange Council (ALEC), maior organização não-partidária de legisladores estaduais orientada pelos princípios de governo limitado, livre mercado e federalismo, reúne líderes corporativos e legisladores estaduais para escrever leis-modelo que possam ser aprovadas por legislaturas estaduais.

 

“Os privatizadores também querem privatizar nossas subjetividades profissionais e pessoais, mudando o significado do que significa ser profissional e pessoa.” – destaca Gary Anderson. 

 

A conferência discutirá como a New Public Management (Nova Gestão Pública), que é um modelo de gestão que prega a utilização de princípios e práticas adotadas no setor privado na Administração Pública,  reformulou os profissionais do setor público. Gary Anderson pretende abordar que, em vez de retornar a alguma concepção anterior de profissionalismo, a crescente resistência profissional a este modelo deve ser vista como uma oportunidade para criar uma geração de profissionais do setor público democráticos e participativos.

 

Sobre o convidado

 

Gary L. Anderson é professor emérito de Política e Administração Educacional na Escola Steinhardt de Cultura, Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Nova York. Também foi professor do ensino médio e gestor escolar. Suas pesquisas estão relacionadas a temas como Reformas Educacionais, Nova Gestão Pública, Novo Profissionalismo Docente e Pesquisa-Ação. Seus livros mais recentes são: As políticas da política educacional em uma era de desigualdade: possibilidades para a educação democrática (com Sonia Horsford & Janelle Scott – Routledge, 2019); O novo profissional democrático: confrontando mercados, métricas e o gerencialismo (com Michael Cohen – Teachers College Press, 2018); Criando um Terceiro Espaço de aprendizagem para o pós-capitalismo: lições de educadores e ativistas (com Dipti Desai, Ana Inés Heras e Carol Anne Spreen – Routledge, no prelo).

 

 

Dados da conferência:

New Governance, New Public Management and the New Professional: Privatizing Subjectivies
05 de outubro de 2022 - 14 horas
Auditório Neidson Rodrigues (FaE)

Gary Lee Anderson (Professor Emérito da Steinhardt School of Culture, Education, and Human Development/ New York University)

 

IEAT recebe Gary Anderson,  professor emérito da Universidade de Nova York

 

 

Assessoria de Comunicação - IEAT/UFMG

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | 31 3409-6656

Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(0 votos)

15 de setembro de 2022 / DestaquePalestra / Por 

 

De 19 a 23 de setembro, de 19h às 21h30, no Auditório 3 do Instituto de Ciência Exatas (ICEx), ocorrerá a Semana da MatComp. O evento reunirá calouros e veteranos para discussões sobre o curso, e tem por objetivo apresentá-lo melhor a todos, mostrando possibilidades durante e após a formatura. O evento será interativo e, portanto, os participantes poderão esclarecer todas as dúvidas. Saiba mais no Instagram do curso.

 

Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(0 votos)

 

Estudantes na Escola de Engenharia, no campus Pampulha

Estudantes na Escola de Engenharia, no campus Pampulha: fim da obrigatoriedade é justificada pelos bons números da pandemia 

Foto: Foca Lisboa | UFMG

 

Em razão da “redução significativa e sustentada do número de casos, hospitalizações e óbitos”, o uso de máscaras passa a ser facultativo nos ambientes da UFMG a partir desta segunda-feira, dia 12. O anúncio foi feito por meio de nota à comunidade divulgada, na tarde de hoje, pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida e pelo vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira. A medida, sinalizada em comunicado do dia 19 de agosto, segue recomendação do Comitê Permanente de Enfrentamento do Novo Coronavírus, com a concordância da Comissão de Acompanhamento do Conselho Universitário.

De acordo com os dirigentes, o uso da proteção ainda deve ser considerado em ambientes fechados, frequentados por muitas pessoas e pouco ventilados, e por pessoas em situação de maior vulnerabilidade à doença ou que ainda não se sintam seguras. “Nessa transição, manteremos o cuidado com todas as pessoas, com base no diálogo e no respeito. Lembramos que a Prefeitura de Belo Horizonte recomenda que máscara continue sendo utilizada nos serviços de saúde, no transporte público e por pessoas imunocomprometidas. Casos confirmados de Covid-19 devem seguir a orientação de afastamento das atividades acadêmicas e administrativas. Recomenda-se ainda o uso de máscaras no caso de sintomas gripais não associados à Covid-19”, ressaltam.

Monkeypox
Sandra e Alessandro também abordam as recomendações do comitê em relação à prevenção da Monkeypox: “A principal medida preventiva é identificar casos suspeitos, com febre e lesões de pele (em especial do tipo vesículas ou “bolhas”), que devem ser avaliados presencialmente em serviços de saúde.

Ao fim do comunicado, os dirigentes agradecem a adesão da comunidade ao uso universal de máscaras no período mais crítico da pandemia e reforça a necessidade de proteção por meio da vacinação.

Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(1 Voto)

9 de setembro de 2022 / Por 

Parte da série de seminários promovidos pelo  professor do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, Wagner Meira Jr., nesta terça-feira, 13, às 17 horas, no Campus da Pampulha da UFMG, no CAD 3, sala B307, haverá a palestra “Extração de conhecimento de dados geográficos: técnicas, algoritmos e ferramentas”, com o COO da Cinnecta, Ricardo Ferreira.

Ricardo Ferreira é graduado em Ciência da Computação e mestre em Inteligência Computacional pelo DCC/UFMG. Fanático por inovação e tecnologia, desenvolveu a carreira em grandes corporações nacionais e multinacionais. Após essa trajetória, se propôs ao desafio de empreender e trabalhar com algo que o inspira e fascina: a inovação e o poder dos dados para aproximar a relação entre empresas e seus clientes.

Publicado em: Informes
Avalie este item
(0 votos)

Disciplinas Isoladas da Graduação

2022/2º semestre


Requerimento - Informativo - Guia Única de Recolhimento acesse aqui


Dia 01 de setembro/2022:

Os Departamentos de Ciência da Computação, Estatística, Física, Matemática e Química não ofertaram disciplinas para matrícula em isolada no período letivo 2022/2.

 

Publicado em: Informes
Avalie este item
(1 Voto)

Atenção para o início das aulas abaixo:

 

 

Codigo

DISCIPLINAS

Horário

Início

QUI031

Química Orgânica Experimental (3ª. Feira noite)

19:00-22:35 ()

30/08

QUI210

Química Orgânica Experimental F (dia)

08:20-11:40 ()

30/08

QUI210

Química Orgânica Experimental F (4ª. Feira noite)

19:00-22:35 ()

31/08

QUI210

Química Orgânica Experimental F (dia)

08:20-11:40 ()

01/09

QUI266

STBL Segurança e  Téc Básicas de Lab

09:25-11:55 ()

02/09

QUI603

Prática Química Orgânica I (Engenharia)

14:55-17:25 ()

01/09

QUI605

Prática Química Orgânica II (Engenharia)

14:55-17:25 ()

29/08

     
Publicado em: Informes
Avalie este item
(1 Voto)

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

 

Todas as aulas ofertadas pelo departamento de Matemática terão início dia 29/08/2022

Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(2 votos)

 

Distribuição de salas 2º semestre de 2022

 

Acesse o MINHA SALA digite o código da disciplina , nome da disciplina para verificar a sala

 

ATENÇÃO: As aulas do departamento de Matemática iniciarão em 29/08/2022

 

Minha Sala

Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(3 votos)

 Informe sobre o o uso de cigarros ou quaisquer outros produtos fumígeros, derivados ou não do tabaco, no âmbito do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 01 DE JULHO DE 2022 

RESOLVE: 1º. Estabelecer, como disciplina geral, a proibição do uso de cigarros ou quaisquer outros produtos fumígeros, derivados ou não do tabaco, no âmbito dos recintos de uso coletivo do Instituto de Ciências Exatas da UFMG.

2º. Para os fins desta Resolução Administrativa, consideram-se recintos de uso coletivo os locais acessíveis ao público em geral, total ou parcialmente fechados em quaisquer de seus lados por parede, divisória, teto, toldo ou telhado, de forma permanente ou provisória, incluindo gabinetes.

3º. Esta Resolução Administrativa entra em vigor na data de sua publicação

Para acessar a resolução clique aqui.

Publicado em: Notícias do Icex
Avalie este item
(0 votos)

Foi retirada a recomendação de que atividades de uma turma ou setor sejam suspensas quando há pessoas com a doença.

O plano de retorno às atividades presenciais na UFMG está publicado com atualizações e mantém a ênfase nos cuidados contra a disseminação da covid-19. A premissa é de que a pandemia continua, e a recomendação é para que as pessoas da comunidade sigam usando máscaras nos espaços abertos e fechados, atentos a sintomas da doença e às orientações do sistema MonitoraCovid e evitem aglomerações.

A nova versão do plano, que é avaliado e atualizado pelo Comitê da UFMG de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, elimina a indicação de que atividades acadêmicas e administrativas presenciais sejam suspensas quando houver pessoas infectadas na turma ou no setor. Segundo a professora Cristina Alvim, coordenadora do Comitê, a medida se mostrou inviável, em virtude da dinâmica de organização das aulas e do trabalho na Universidade, com movimentação de estudantes e servidores entre grupos e ambientes diferentes.

A notícia completa pode ser lida na integra aqui

 

 

 

Página 1 de 39