ICEx UFMG - Notícias
(0 votos)

Resumo da minuta de protocolo para atendimento remoto emergencial no Sistema de Bibliotecas da UFMG devido à pandemia da COVID-19

1. Serviços que continuam funcionando de forma remota e são mantidos e realizados de forma não presencial:

• Comutação bibliográfica;

• Normalização bibliográfica;

• Elaboração de fichas catalográficas;

• Emissão de Nada Consta;

• Disseminação da informação nas redes sociais das bibliotecas;

• Orientação para realização de pesquisas.

Todas essas demandas devem ser enviadas via e-mail institucional das bibliotecas setoriais ou por meio de outros canais de informação disponíveis, ficando a cargo de cada biblioteca a divisão de tarefas entre as equipes de trabalho, de forma a garantir o atendimento das demandas.

2. Acesso a conteúdo em formato não presencial:

Os serviços de empréstimos, malote e recebimento de doações permaneçam suspensos, assim como todos os demais serviços que não puderem ser realizados de forma não presencial.

3. Serviços presenciais, em caráter excepcional e emergencial:

O atendimento presencial só deve ocorrer em circunstâncias emergenciais, em caráter excepcional, e exclusivamente para devoluções de livros, objetivando a emissão de Nada Consta. O acesso às dependências físicas das bibliotecas setoriais estará vetado aos usuários. O processo para a devolução desses materiais deve ocorrer mediante agendamento prévio e obedecendo às recomendações do Protocolo Sanitário elaborado pela Biblioteca Universitária (BU). Nesse caso só poderão ocorrer para usuários que comprovem, no momento de suas solicitações:

• Posse em cargo público, haja vista que, no contexto de pandemia, em algumas esferas do serviço público, tem ocorrido a posse virtual de servidores recém-nomeados;

• Aprovação em programas de pós-graduação;

• Alunos de intercâmbio que desejam regressar para os seus países;

• Antecipação de formatura, nos casos específicos de cursos da área de saúde, visando à captação de profissionais para atuação no combate à COVID-19;

• Processos de progressão de carreira, cuja necessidade de expedição de diploma (e consequentemente de emissão do Nada Consta) se façam imprescindíveis;

• Transferência entre instituições de ensino.

Qualquer situação que não esteja contemplada nas situações acima, desde que respeitados os protocolos de biossegurança vigentes na UFMG e demais órgãos competentes, deverá ser tratada na biblioteca setorial da unidade a que o usuário esteja vinculado.

4. Contatos das Bibliotecas do ICEx:

Biblioteca do ICEx

Biblioteca do Departamento de Química/ICEx

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Biblioteca do Departamento de Física/ICEx

(0 votos)

Estudantes serão recebidos na segunda-feira em evento virtual, com transmissão pelo YouTube.

A retomada se dará por meio do ensino remoto emergencial (ERE), e esse formato ainda gera dúvidas para muitas pessoas, em razão do próprio ineditismo da proposta. Entretanto, a UFMG conseguiu avançar e propor condições seguras e equânimes para a volta.

As informações completas estão disponíveis no site da UFMG

(1 Voto)

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), em reunião realizada em 9 de julho de 2020, aprovou a Resolução nº 02/2020, de 9 de julho de 2020, que regulamenta o ensino remoto emergencial para os cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), durante a pandemia do COVID-19, e determinou as datas de reinício e de término do 1º período letivo de 2020 e do início e término do 2º período letivo de 2020.

RESOLUÇÃO No 02/2020, DE 9 DE JULHO DE 2020

NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO 2020

(0 votos)

A UFMG liberou editais destinados a estudantes de graduação que precisarem de auxílio de inclusão digital para as atividades remotas de ensino com início previsto a partir de agosto.

Informações detalhadas podem ser encontrada na página da UFMG:

As inscrições para os auxílios ocorrem de 01 a 20 de julho.

Todos os editais estão disponibilizados na página da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE): clique aqui

1. CHAMADA 01: Aquisição de Equipamentos;

2. CHAMADA 02: Aquisição de Serviços de Internet;

3. CHAMADA 03: Empréstimo de Notebook;

4. CHAMADA 04: Aquisição de Equipamentos para Estudantes PCD (Com Deficiência)

(0 votos)

Informamos que está disponível para os alunos dos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais, a funcionalidade de emissão do Histórico Escolar de Graduação com conferência de autenticidade.

Acesse o LINK para o passo a passo.

(1 Voto)

A Administração Central  da UFMG formou um Grupo de Trabalho interdisciplinar para tratar das recomendações em relação à situação do Covid-19. As informações e instruções estão disponíveis no portal da UFMG para serem compartilhadas. Lembramos que a situação tem sido atualizada diariamente pelo Ministério da Saúde e as atualizações serão registradas no nosso portal diariamente. Estamos à disposição para quaisquer dúvidas.

SAIBA MAIS ACESSANDO  O PORTAL DA UFMG

VEJA COMO SE PROCEDER EM CASO DE SUSPEITA DO CORONAVÍRUS

Vaga de Estágio em Ciência da Computação

Somos uma Fintech que desenvolve sistemas automatizados de compra e venda baseados em inteligência artificial.

Bolsa auxílio:

R$1000 primeiro e segundo mês.
R$1500 à partir do terceiro mês.

Horário bastante flexível.

Requisitos:

- Cursando à partir do terceiro semestre
- Boa desenvoltura em Python
- Desejável mas não obrigatório conhecimentos em Perl, R e Julia