ICEx UFMG - Notícias
Publicado em: Informes

Colação de Grau - 2018/2º

 

A pedido da Diretoria do ICEx, comunicamos a data da Sessão Solene de Colação de Grau dos Formandos do 2º semestre de 2018

Colação de Grau Oficial dos Formandos do 2º semestre de 2018:


- 18 de fevereiro de 2019 - segunda-feira

Cursos: Ciência da Computação, Matemática, Matemática Computacional e Sistemas de Informação. 

- 19 de fevereiro de 2019 - terça-feira

Cursos: Ciências Atuariais, Estatística, Física, Química e Química Tecnológica.

Horário e local: 18h, no Auditório da Escola de Engenharia

============================================================

   Dúvidas frequentes:

- Onde fica o Auditório da Escola da Engenharia? 

Resposta: a esquerda de quem entra na portaria principal do prédio da Engenharia (em frente ao Prédio do ICEx, próximo a rotatória).

- Posso levar quantas pessoas para assistir minha colação de grau?

Resposta: Você poderá trazer até 03 convidados, pois o número de assentos é limitado.

- Como devo ir vestido? 
- É apropriado usar terno e gravata?

Resposta: A vestimenta deverá ser adequada ao evento. 

Dica: O traje ideal é o esporte fino: calça social + camisa, para eles (não precisa usar gravata); vestidos mais simples, calça + blusa ou saia + blusa, para elas.

- Tenho que levar algum documento no dia da Colação?

- Resposta: Não. 

Quando chegar ao local, favor confirmar seu nome na lista de formandos que ficará disponível na entrada do auditório com a recepcionista.

==============================================================

 

 

...

Publicado em: Informes

Data da Colação Antecipada: 18/01/2019, sexta-feira - Horário: 16h
Local: Sala da Congregação do ICEx - 3123


Ressaltamos que esta colação atenderá somente casos específicos / urgentes, dos
alunos que não poderão aguardar a data da Colação Oficial.

AVISO IMPORTANTE:  não será permitida a participação de familiares, amigos, enfim, convidados na referida Colação de Grau.


COLAÇÃO OFICIAL 2018/2ºprevista para o mês de fevereiro de 2019 (2ª quinzena). 
As datas serão divulgadas assim que a Escola de Engenharia confirmar nosso pedido de reserva do Auditório Nobre.
 

Publicado em: Informes

Distribuição das salas e horários das provas que ocorrerão nos sábados letivos - 2º semestre de 2018

 

Arquivo com a distribuição

Obs: Alunos, caso haja algum conflito de provas favor conversar com o professor responsável.

 

capacidade dos auditórios do CAD1 - 150 alunos

capacidade das salas do ICEx

Publicado em: Notícias do Icex

Informamos que a Distribuição de Salas  2º semestre de 2018 já se encontra no sistema de reserva para verificar favor acessar o MINHA SALA 

 

Informamos também que as aulas do Departamento de Matemática iniciarão no dia 13 de agosto.

As disciplinas de Química Geral Experimental (laboratórios) iniciarão no dia 21 de agosto.

 

 

Publicado em: Estagios e Bolsas

O ICEx está com 02 Editais abertos para Bolsas de Estágio e uma vaga externa para alunos de Computação.

 

Interessados se candidatar as vagas conforme editais anexos.

 

- VAGA  PARA ASSESSORIA DE IMPRENSA ( JORNALISMO);

 

Para alunos FUMP -edital 


Para alunos NÃO FUMP - A contratação se dá via PROGRAD

Para esses candidatos é obrigatório que o aluno possua e mantenha um RSG (Rendimento Semestral Global) igual ou superior a 2 no último semestre para o qual
a informação já tenha sido disponibilizada pelo DRCA. Essa regra não valerá para alunos que ainda não tenham qualquer RSG semestral lançado em seus históricos escolares devido à entrada recente na UFMG.

Os interessados a se candidatar a vaga de jornalismo ( via PROGRAD) enviar curríuclo para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até 20/04/2016

 

-VAGA PARA ALUNOS DE CIÊNCIAS ATUARIAS


Vaga: 1
Período: Do terceiro em diante.
Horário: 4 ou 6 horas
Remuneração: Bolsa de 1 salário mínimo, podendo chegar a R$1.000,00.
Benefícios: Vale Transporte
Empresa: Quatro Seguros (Uma corretora de seguros de todos os ramos).

Interessados enviar currículo para o contato abaixo:
Contato: Clever ou Victor - 3264-1426 - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Atividades: Cotação de seguros, relacionamento com seguradoras e clientes, desenvolvimento de novos produtos junto a seguradoras, levantamento de novos clientes, apoio administrativo e operacional.
Aptidões: Organizada, comunicativa, pró-ativa, dedicada. Preferência pelo sexo feminino.

                                               

 

Publicado em: Notícias do Icex

Pesquisa desenvolvida no Departamento de Ciência da Computação da UFMG formulou modelo matemático que estabelece sincronização de múltiplas câmeras associada com o acelerômetro do celular. O trabalho é um dos resultados da pesquisa do doutorando Antonio Carlos de Nazaré Junior, integrante do Smart Sense Laboratory. O método foi apresentado na 15ª Conferência Internacional sobre Vídeo Avançado e Vigilância Baseada em Sinal (AVSS), realizada em novembro de 2018.

A matéria completa foi publicada no Boletim UFMG 2046 - 11.02.2019

 

Publicado em: Eventos

Durante os dias 18 a 22 de fevereiro, ocorre, no ICEx, a Escola de Verão em Computação 2019. O evento é voltado para alunos de graduação, mestrado e doutorado, tendo em vista a disseminação de conhecimento, de inovação e de pesquisas de ponta no âmbito da Ciência da Computação.

A Escola de Verão em Computação é promovida anualmente pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Para mais informações acesse: http://www.evcomp.dcc.ufmg.br/?q=pt-br

 

 

Publicado em: Notícias do Icex

Para quem quer se dedicar mais aos estudos, o Olimpo é um projeto de extensão da UFMG que oferece para alunos da rede pública municipal e estadual aulas preparatórias gratuitas para a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

O curso é voltado para o desenvolvimento de competências matemáticas e do raciocínio lógico do estudante, abrangendo o conteúdo da matemática básica. As aulas sãoministradas por professores voluntários selecionados, sendo graduandos, mestrandos e doutorandos da UFMG.

O Olimpo oferta 50 vagas para o curso preparatório. As inscrições para o curso já começaram e vão até o dia 7 de março (se inscreva no site). A etapa presencial ocorre no dia 9 de março.

Para participar do projeto, os candidatos devem estar cursando o oitavo ou nono ano do Ensino Fundamental ou o Ensino Médio em escola pública municipal ou estadual neste ano. Confira o edital completo no site para saber todas as informações do curso.

As aulas acontecem aos sábados, das 08h até 12h, no Instituto de Ciências Exatas da UFMG. O curso se iniciará no dia 16 de março e terminará no dia 5 de outubro.

Site do Projeto Olimpo: https://proolimpo.wixsite.com/olimpo

 

Publicado em: Notícias do Icex
Visão panorâmica da Via Láctea com as posições dos aglomerados UFMG 1 (vermelho), UFMG 2 (azul) e UFMG 3 (amarelo), descobertos pela equipe do ICEx quando estudava o NGC 5999 (rosa). As regiões escuras representam nuvens interestelares de gás e poeira. A luz das estrelas que compõem a galáxia gera o brilho esbranquiçado que permeia a área central da imagem

 

Um grupo de pesquisadores do Departamento de Física da UFMG conseguiu discriminar três aglomerados de estrelas em movimento na Via Láctea. Cada um desses sistemas, com diâmetro entre 13 e 19 anos-luz, reúne mais de 200 astros ligados gravitacionalmente. Registrados com os nomes de UFMG 1, UFMG 2 e UFMG 3, os objetos têm idade estimada entre 100 milhões e 1,4 bilhão de anos.

A pesquisa foi baseada na análise de dados e imagens do céu obtidas pelo satélite Gaia, da Agência Espacial Europeia. Essas imagens foram tratadas e disponibilizadas na internet. A descoberta é fruto da investigação do doutorando Filipe Andrade, orientado por Wagner Corradi Barbosa e pelo professor João Francisco dos Santos, do Departamento de Física. Também participaram da caracterização dos aglomerados os pesquisadores Francisco Maia e Mateus Ângelo, ex-integrantes do Laboratório. 

O trabalho, publicado no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, é apresentado na reportagem de capa da edição 2.047 do Boletim UFMG.

 
Publicado em: Notícias do Icex

 

O professor Carlos Alberto Filgueiras, do Departamento de Química do ICEx, vai receber o título de Pesquisador Emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), edição 2019.

Ele foi escolhido pelo Conselho Administrativo do CNPq, em reconhecimento a “sua exemplar trajetória acadêmica e profissional e a sua significativa contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico”. Instituído em 2005, o título de Pesquisador Emérito é concedido anualmente a pesquisador brasileiro ou estrangeiro (neste caso, radicado no Brasil há pelo menos 10 anos).

Filgueiras receberá um diploma e o direito a passagens e até seis diárias para participação em congresso científico no país ou no exterior, que poderão ser utilizadas até 2020. Os recursos poderão ser utilizados também para cobrir despesas com pesquisador visitante, aquisição de insumos ou em atividade relacionada à pesquisa.

Graduado em Engenharia Química pela UFMG, com doutorado na Universidade de Maryland (EUA) e pós-doutorado na Universidade de Cambridge (Reino Unido), Carlos Alberto Filgueiras lecionou na UFMG de 1968 a 1997 e na UFRJ de 1997 a 2010, quando se aposentou. Professor emérito da UFMG, ele desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no Departamento de Química.

Divulgação científica
Além da química inorgânica (organoestânicos, complexos de estanho, ligantes ambidentados e polibásicos, entre outros temas frequentes), Filgueiras dedica-se ao campo da História da Ciência e à divulgação científica. Ele orienta estudantes em todos os níveis.

Publicado em: Teses

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem a satisfação de convidá-lo para a Defesa de Dissertação:

Rachev-Optimal Portfolios
Luiz Henrique de Sá dos Santos

Since the stock market crash of 1987 (Black Monday), fear of extreme monetary losses boosted research in the field of Quantitative Finance. In this dissertation we focus on a portfolio Performance Measure called "Rachev Ratio", a reward-to-risk ratio that utilizes CVaR for estimating both risk and return. The current state-of-the-art in optimization is a MIP model with exponential behaviour regarding the number of scenarios; our approach was to adapt a Local Branching metaheuristic into this model, making use of a Genetic Algorithm to generate good candidates for the initial local search. Trying to solve large instances to optimality takes a prohibitive amount of time, so we first used small instances to validate the method as able to finding optimum solutions, and then constrained larger instances to run within 2 hours, in which our method won 85% of the time.

Comissão Examinadora:

Prof. Cristiano Arbex Valle - Orientador (DCC - UFMG)
Prof. Adriano César Machado Pereira (DCC - UFMG)
Prof. Thiago Ferreira de Noronha (DCC - UFMG)
Prof. Humberto César Brandão de Oliveira (DCE - UNIFAL)

15 de fevereiro de 2019
10:00h
Sala 4325 do ICEX

Página 1 de 38