1939  Criação do curso de Matemática na UFMG. Porém suas atividades foram iniciadas em 1941 na Faculdade de Filosofia.

1941  Criação do curso de Física também na Faculdade de Filosofia

1943  Criação do curso de Química também nesta mesma Faculdade.

1966  Instalação do curso de Pós-graduação (Mestado) em Física

1967  Instalação do curso de Pós-graduação (Mestrado) em Química

Antes de 1968
 Os professores de disciplinas com conteúdos de física, matemática e química da UFMG estavam dispersos em vários institutos, principalmente na Escola de Engenharia, na Faculdade de Farmácia e na Faculdade de Filosofia. Nesta última, estavam sediados os cursos de licenciatura e bacharelado em Física, Matemática e Química.

1968  Com a Reforma de Ensino, foi formado o ICEx – Instituto de Ciências Exatas – que agrupou todos professores dessas três áreas nos Departamentos de Física, Matemática e Química. Esse Instituto era responsável por todo Ciclo Básico da área de Ciências Exatas, por várias disciplinas do Ciclo Básico de Ciências Biológicas e pelos três cursos correlatos que vieram da Faculdade de Filosofia.
Nessa época, a Administração Central e o Departamento de Matemática, junto com as salas de aula e os laboratórios de ensino de física e química, foram instalados em um prédio provisório, denominado Pavilhão Central de Aulas (PCA). O Departamento de Física foi instalado junto ao IPR – Instituto de Pesquisas Radioativas – e o de Química em um prédio junto com o IGC – Instituto de Geociências.

1969  Instalação do curso de Pós-graduação (Doutorado) em Química

Final da década de 60
  Início das atividades em Computação na UFMG no Centro de Computação – CECOM, instalado no prédio da Reitoria. Grande parte dos pesquisadores do então CECOM também compunha parte do corpo docente do Departamento de Matemática.

1970  Instalação do curso de Pós-graduação (Doutorado) em Física

1971  Instalação do curso de Pós-graduação (Mestrado) em Matemática

1972  Criação do Departamento de Ciência da Computação e Estatística – DCCE

1974  Instalação do curso de Pós-graduação (Mestrado) em Ciência da Computação

1975  Com a incorporação do IPR pelo Governo Federal (Nuclebrás), o Departamento de Física muda-se para seu prédio embora ele só seja finalizado em 1987 quando são entregues os laboratórios de ensino que ainda estavam no PCA.

1976  Desmembramento do DCCE com a formação dos Departamentos de Ciência da Computação (DCC) e de Estatística

1978  A maior parte dos professores do DCC exercia funções no Departamento e no CECOM quando houve o desvinculamento das atividades e do pessoal envolvido, sendo os docentes do DCC transferidos para o PCA. Criação do curso de Bacharelado em Ciência da Computação, criado em substituição ao Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados e criação do curso de bacharelado em Estatística.

1987  Um incêndio destrói os laboratórios de ensino de química que ficavam em uma ala do prédio do PCA. Neste ano também foi feita a mudança de parte do Departamento de Matemática para o prédio ocupado pelo Departamento de Física.

1991  Instalação do curso de Pós-graduação (Doutorado) em Ciência da Computação

1994  Implantação dos turnos noturnos nas licenciaturas de Física, Matemática e Química.

1995  Inauguração do prédio novo do ICEx, abrigando a Administração Central, os Departamentos de Ciência da Computação e Estatística, parte do de Matemática e as salas de aula que ainda estavam no PCA.

1996  Instalação do curso de Pós-graduação (Mestrado) em Estatística

1999  O Governador do Estado de Minas Gerais confere a Grande Medalha da Inconfidência ao ICEx. Houve a criação de mais um curso neste ano, o de bacharelado em Matemática Computacional.

2000  Instalação do curso de Pós-graduação (Doutorado) em Matemática e criação do curso de bacharelado em Ciências Atuariais.

2004  Construção do anexo I do Departamento de Química com os laboratórios de ensino.

2005  Construção do prédio do IGC, liberando todo o prédio para o Departamento de Química e instalação do curso de Pós-graduação (Doutorado) em Estatística e criação do curso de bacharelado em Sistemas de Informação no turno vespertino.

 

2008 Oferta da 1ª turma do curso de Licenciatura em Química a distância junto com a UAB - Universidade Aberta do Brasil: nos pólos de Araçuaí, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.

2009 Oferta da 1ª turma do curso de Licenciatura em Matemática a distância junto com a UAB - Universidade Aberta do Brasil: nos pólos de Araçuaí, Conceição do Mato Dentro, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni.

2010  Criação do curso de bacharelado em Química Tecnológica no noturno.