Departamento de Química Cinco anos antes de ser incorporada à antiga Universidade de Minas Gerais, a Faculdade de Filosofia abria, em 1943, seu primeiro vestibular para Química. Sessenta e dois anos depois, o Departamento de Química da UFMG possui indicadores que o colocam entre os melhores do país nos níveis de graduação e de pós-graduação. E no âmbito da Universidade, aparece no topo da lista de depósito de patentes, com 144 pedidos, o equivalente a quase 30% do total da UFMG.

Além do histórico curso de Química, o Departamento oferece o Bacharelado em Química Tecnológica, e, desde 2008, a Licenciatura em Química, na modalidade a distância. Ofertado na forma semipresencial em cinco polos do estado – Araçuaí, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni –, atende à demanda de formação de professores da rede pública no interior de Minas Gerais.

Os profissionais formados em Química encontram campo de atuação em indústrias farmacêuticas, petroquímicas, alimentícias, metalúrgicas, de plásticos e derivados, tintas, cosméticos, têxteis, de produtos veterinários e de reciclagem, na área acadêmica, dentre outros.

Numa época em que a maioria dos cursos do país ainda começava a enviar docentes para o exterior em busca de elementos para estabelecer novo patamar de formação acadêmica com a futura criação de programas de pós graduação, a Química iniciou, em 1969, seu mestrado e, dois anos depois, o doutorado. Juntas, as duas modalidades já se aproximam da milésima defesa.

Com forte atuação em atividades de extensão, o Departamento desenvolve 22 ações em 2015. Uma das principais é a Olimpíada Mineira de Química, voltada para estudantes do ensino médio ou profissionais. O Departamento também possui XX laboratórios, sendo que alguns mantêm interface com ensino, pesquisa e prestação de serviços, como o de Ensaios de Combustíveis (LEC), estruturado em parceria com a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

 

CURSO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

 

QUÍMICA

 

Pela sua própria natureza e pelo seu conteúdo, a Química está situada na base de toda atividade científica pura e aplicada e de toda a tecnologia necessária para sustentar e desenvolver qualquer sociedade contemporânea. Em ritmo acelerado, a Química vem ampliando suas fronteiras, transformando-se em uma ciência integradora, o que torna o universo de trabalho do Químico bastante amplo. No curso diurno, o tempo de formação é de quatro anos. Para os alunos do noturno, a formatura acontece em quatro anos e meio. Nos primeiros períodos, as disciplinas estão concentradas nos departamentos de Química, Física e Matemática do Instituto de Ciências Exatas. Depois, os alunos passam a ter aulas, prioritariamente, no Departamento de Química. Quem escolhe a Licenciatura faz matérias também na Faculdade de Educação. O licenciado em Química atua como professor nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio. Os que escolhem o bacharelado trabalham principalmente em indústrias – química, biotecnológica, metalúrgica, alimentícia, automobilística, petroquímica e têxtil, dentre outras.

 

DURAÇÃO: 4 anos (diurno), 4 anos e seis mese (noturno)

VAGAS: 90 anuais

AVALIAÇÃO: 4 ENADE - Licenciatura 5 ENADE (Nota máxima) - Bacharelado

 

 

QUÍMICA TECNOLÓGICA

 

O curso de Química Tecnológica forma profissionais aptos a atuar no setor industrial, principalmente na condução, controle, pesquisa e desenvolvimento de operações e processos industriais, com um perfil generalista, sem direcionamento específico para determinado tipo de indústria. Diferente do curso de Química tradicional, apresenta um perfil mais técnico, voltado para o mercado de trabalho. O curso pode ser dividido em dois momentos. O primeiro é o ciclo básico, ministrado no ICEx, onde os alunos cursam matérias básicas de áreas como Matemática, Física, Química, Estatística e Computação. No ciclo profissional, o aluno adquire conhecimentos específicos da área de Química e Química Industrial. Nessa etapa, as disciplinas abordam processos e operações da indústria química e correlatas, além de aprofundamento nas diversas áreas da Química. O setor industrial é a principal área de atuação do profissional graduado em Química Tecnológica, que poderá trabalhar em diversos segmentos do mercado Tecnológica

 

Duração: 4 anos e 6 meses

Vagas: 40 anuais

Avaliação: 5 ENADE

 

 

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

 

QUÍMICA

 

O Programa de Pós-Graduação em Química da UFMG, visa a geração de novos conhecimentos e a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades profissionais, de ensino em nível superior, desenvolvendo a habilidade para conduzir pesquisa original e de forma independente.

 

Áreas de pesquisa:

 

  • Biotechnology and bioassays of natural products;
  • Developmento fnfew analyticalmethodsadn instrumentation, chemometrics and separation technologies;
  • Development of new materials for catalysis and other industrial applications, including the study of polymers and composites;
  • Developmontof new nano materials and nanobiotechnology for drug delivery;
  • Environmental chemistry, including the development of new catalytic processes;
  • Experimental and computational studies in chemical and biochemical interactions and mechanisms;
  • Forensic science and applied analytical methods;
  • Molecular structures and spectroscopic properties of molecules;
  • Natural products from plants and microorganisms, including biotransformations;
  • Synthesis and biological evaluation of coordination and organometallic compounds of medicinal interest.

 

Para mais informações acesse o site da Química