O Departamento de Matemática foi formado com a criação do ICEx, em 1968, agregando professores da antiga Faculdade de Filosofia e da Escola de Engenharia. Em 1972, uma parte de seus docentes se desvinculou do Departamento dando origem ao Departamento de Ciência da Computação e Estatística que, por sua vez, deu origem aos Departamentos de Ciência da Computação e de Estatística.  

Atualmente o Departamento conta com cerca de 70 professores e é responsável pela oferta de disciplinas de matemática para cursos das mais diversas áreas: Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas Além disso, é o responsável pelos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Matemática e, em parceria com o Departamento de Ciências da Computação, pelo curso de Bacharelado em Matemática Computacional. No nível de pós-graduação, oferece o Mestrado e o Doutorado em Matemática e um curso de Especialização. Desenvolve ainda vários projetos de extensão em diversos níveis destinados à divulgação da Matemática, à produção de material didático e ao intercâmbio com professores da Escola Básica. Para o desenvolvimento dessas atividades, o Departamento conta com o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) que disponibiliza material didático para aplicação em sala de aula e promove oficinas temáticas para alunos e professores das escolas. Além de manter uma forte atividade de pesquisa, em várias áreas, o Departamento busca a excelência na formação de recursos humanos para o ensino de matemática em todos os níveis.

 

CURSO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

 

MATEMÁTICA

 

Formação de profissionais capacitados para continuar a sua carreira como pesquisadores e transmitir o conhecimento através do ensino é o objetivo do curso de graduação em Matemática.

O Bacharelado em Matemática da UFMG tem como objetivo proporcionar os primeiros passos na Matemática Avançada, com vistas a uma futura carreira de Pesquisador em Matemática e de Professor de Ensino Superior. O curso funciona de forma integrada com o programa de Pós-Graduação em Matemática e oferece uma formação em todas as áreas centrais da Matemática. No Programa de Iniciação Científica e no PET, desde cedo os estudantes do Bacharelado em Matemática têm contato com as áreas de pesquisa desenvolvidas pelos professores da Pós-Graduação em Matemática.

A Licenciatura em Matemática da UFMG tem como objetivo a formação de professores de Matemática do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Como eixos básicos do processo de formação inicial do professor, são consideradas a aquisição de sólido conhecimento matemático, a coerência entre sua futura prática, a formação que lhe é oferecida no presente e a compreensão de que o processo de ensino e aprendizagem exige grande domínio tanto do conteúdo como dos diversos processos de construção e aquisição do conhecimento.

 

DURAÇÃO: 4 anos

VAGAS: 120 anuais

AVALIAÇÃO: 4 ENADE

 

 

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

 

O curso de Matemática Computacional é oferecido em uma parceria entre o Departamento de Ciências da Computação e o Departamento de Matemática e tem como objetivo formar profissionais com uma sólida formação nessas duas áreas para atuar no desenvolvimento de novas tecnologias e em empresas, integrando equipes interdisciplinares. Na primeira parte do curso, os alunos fazem disciplinas básicas da Matemática e da Computação. Posteriormente, é possível escolher matérias optativas de acordo com a área de interesse, além de poder fazer matérias eletivas de outros cursos.

O profissional pode atuar em qualquer área que necessite de conhecimentos aprofundados das duas áreas: matemática e computação. Desta forma, é possível trabalhar no sistema financeiro e empresas de grande porte, que demandam logística mais apurada. Outras opções são a pesquisa em instituições de ensino superior e empresas de consultoria em matemática computacional.

 

Duração: 4 anos

Vagas: 20 anuais

Avaliação: 4 ENADE

 

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

 

MATEMÁTICA

 

O Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG (PPGMAT-UFMG), avaliado pela CAPES como programa de nota 5 oferece pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado em várias áreas da Matemática. Além disso, é ofertado um Curso de Especialização em Matemática destinado a formar profissionais para o Ensino Superior.

O Mestrado foi criado em 1971 e, até o momento, já contabilizou 261 defesas de Dissertações. Em 2001, houve a criação do Doutorado, pelo qual já foram defendidas 65 teses. Os doutores formados pelo Departamento atuam em vários cursos de pós-graduação.

Manter um ambiente acadêmico criativo e cooperativo com uma produção científica de alto nível, buscando uma formação de pesquisadores de qualidade é um dos objetivos do PPGMATUFMG.

 

Linhas de pesquisa:

 

  • Probabilidades; Combinatória e Mecânica estatística.
  • Equações Diferenciais Parciais-Leis de Conservação e Métodos numéricos.
  • Geometria Algébrica-Folheações Holomorfas.
  • Sistemas Dinâmicos-Geometria Simplética.
  • Teoria de grupos - Representações de álgebra e de grupos.
  • Análise Geométrica.
  • Otimização de Algoritmos.
  • Física Matemática- Teoria Matemática da Mecânica Quântica.
  • Educação Matemática.

 

Para mais informações acesse o site da Matemática