O estudo da Física em Minas Gerais iniciou-se em 1941, com a criação do curso de Física na Faculdade de Filosofia de Minas Gerais, uma escola particular que foi incorporada à Universidade de Minas Gerais, em 1947. A criação do Departamento de Física se deu em 1963, ainda como parte da Faculdade de Filosofia, seguida, em 1964, pela aprovação do Novo Estatuto da Universidade, que previa a fundação dos Institutos Centrais de Matemática, Física, Química, Biologia e Filosofia. Em 1968 foi criado o Instituto de Ciências Exatas (ICEx), englobando Física, Matemática e Química.

O Departamento de Física (DF) da UFMG já celebra mais de 50 anos da instalação do Curso de Mestrado em Física. Celebra também mais de 40 anos da sua primeira defesa de tese de doutorado, da sua instalação nas atuais dependências prediais, e da aquisição do seu primeiro equipamento de grande porte para pesquisa, um sistema para estudo de cristais por difração de raios X. Com um corpo docente da ordem de 75 professores desde os anos 80, o DF é hoje um departamento sólido, renomado internacionalmente, que atende a aproximadamente 500 alunos de graduação, e forma anualmente dezenas de mestres, de doutores e de pós-doutores nos seu mais de 40 laboratórios de pesquisa.

Ao longo de sua história, o DF da UFMG tem sido sede de diversos projetos científicos de grande porte, em redes nacionais interdisciplinares, e conta com laboratórios multiusuários em cristalografia, criogenia, prototipagem, fabricação e caracterização de nanodispositivos, que têm prestado serviços para a comunidade acadêmica e para empresas. Além de sua importância histórica na definição dos níveis de excelência da pesquisa acadêmica na UFMG, o DF tem tido importante papel de pioneirismo em diversas ações de vanguarda na Instituição, como na criação da sua incubadora de empresas e do seu Centro de Microscopia.

 

CURSO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

FÍSICA

 

A palavra “physis” vem do grego antigo, e significa natureza. A física é a ciência que estuda a natureza e seus fenômenos e, através do controle da energia e da informação, tem sido a grande responsável pelas revoluções industriais e culturais da humanidade.

O estudo da física aborda tópicos em mecânica, termodinâmica, eletromagnetismo, física quântica, relatividade e física de partículas, com foco voltado para a natureza dos fenômenos e sua descrição matemática.

Assim, compreender bem a matemática é um passo importante para o domínio da Física, e seu estudo requer formação sólida em áreas como álgebra linear e cálculo diferencial e integral. Além disso, o estudo da física apresenta diversas vertentes que vão desde áreas clássicas da física, como a astrofísica e a física atômica, quanto áreas multidisciplinares, como a nanociência, a biofísica e a física médica. O estudante de física pode optar pela modalidade Licenciatura, para ser professor no ensino básico, ou pela modalidade Bacharelado, para atuar como pesquisador.

Além da importância profissional como acadêmico, lecionando em ensino fundamental, universitário, ou atuando como pesquisador em indústrias ou centros de pesquisa, o profissional em física é respeitado por sua elevada capacidade analítica, atuando em diversos setores, como instituições financeiras, centros de saúde e no setor de engenharia.

 

DURAÇÃO: 4 anos

VAGAS: 90 anuais

AVALIAÇÃO: 5 ENADE (Nota máxima)

 

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA

 

FÍSICA

 

Com 40 laboratórios de pesquisa de alto nível tecnológico e 5 laboratórios multiusuários de suporte, o curso de Pós- Graduação em Física do ICEx é um curso nota 7 (grau máximo), nota conferida pela Fundação CAPES do Ministério de Educação apenas para cursos brasileiros que atingiram excelência internacional. Com inquestionável estatura mundial, entre 2010 e 2015, os professores do DF ministraram mais de 25 seminários em instituições estrangeiras, proferiram mais de 50 palestras convidadas em congressos internacionais e organizaram mais de 30 eventos científicos internacionais. Com mais de 290 teses e 550 dissertações defendidas, a formação de recursos humanos na pós-graduação mostra uma proporção de pós-doutores, doutores e mestres que atestam a excelência do departamento, reflexo da qualidade e envolvimento de seu corpo docente.

 

Áreas de Pesquisa:

 

  • Astrofísica e Astronomia
  • Física Biológica e Física Médica
  • Física Estatística e Fenômenos Críticos
  • Física Matemática
  • Física Não Linear
  • Nanomateriais e Nanoscopia
  • Óptica Quântica e Informação Quântica
  • Propriedades de Materiais: átomos, moléculas e sólidos
  • Superfícies

 

Para mais informações acesse o site da Física