O Departamento de Estatística (DEST) da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 1976. Em 1978 iniciou-se o curso de bacharelado em Estatística. Em 2001, por uma iniciativa conjunta dos Departamentos de Estatística e de Demografia, sitiado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, foi criado o curso de graduação em Ciências Atuariais. Em 2005 iniciou-se o Doutorado em Estatística. O D E S T conta atualmente com 30 docentes. As áreas de pesquisa dos professores incluem análise de sobrevivência, atuária, bioestatística , demografia, estatística espacial, inferência clássica e bayesiana, probabilidade, processos estocásticos e séries temporais.

Atualmente, o DEST-UFMG direciona seus esforços para o aprimoramento dos cursos de Graduação em Estatística, Graduação em Ciências Atuariais, Especialização em Estatística, Mestrado e Doutorado em Estatística. O aprimoramento dos cursos existentes, além de ser um dos objetivos gerais da UFMG, faz parte de cuidadoso plano de metas estabelecido pelo corpo docente do departamento.

O DEST conta com uma infra-estrutura de 11 laboratórios de pesquisa, com a maioria dos professores responsáveis pertencentes ao corpo docente da Pós-Graduação. Além destes laboratórios de pesquisa, há dois laboratórios computacionais para uso exclusivo dos alunos da Pós-Graduação.

Mais nesta categoria: