O Departamento de Estatística (DEST) da Universidade Federal de Minas Gerais foi criado em 1976.

Em 1978 iniciou-se o curso de bacharelado em Estatística. Em 2001, por uma iniciativa conjunta dos Departamentos de Estatística e de Demografia, sitiado na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, foi criado o curso de graduação em Ciências Atuariais. 

Em 2005 iniciou-se o Doutorado em Estatística. O D E S T conta atualmente com 30 docentes. As áreas de pesquisa dos professores incluem análise de sobrevivência, atuária, bioestatística , demografia, estatística espacial, inferência clássica e bayesiana, probabilidade, processos estocásticos e séries temporais.

Atualmente, o DEST-UFMG direciona seus esforços para o aprimoramento dos cursos de Graduação em Estatística, Graduação em Ciências Atuariais, Especialização em Estatística, Mestrado e Doutorado em Estatística.

O aprimoramento dos cursos existentes, além de ser um dos objetivos gerais da UFMG, faz parte de cuidadoso plano de metas estabelecido pelo corpo docente do departamento.

O DEST conta com uma infra-estrutura de 11 laboratórios de pesquisa, com a maioria dos professores responsáveis pertencentes ao corpo docente da Pós-Graduação. Além destes laboratórios de pesquisa, há dois laboratórios computacionais para uso exclusivo dos alunos da Pós-Graduação.

 

CURSO DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

 

ESTATÍSTICA

 

O Curso de Estatística forma profissionais que planejam a coleta, o processamento e a análise de dados, gerando informação. Estas atividades permitem o estudo de fenômenos em diversas áreas do conhecimento, levando-se em conta a variabilidade natural desses fenômenos. Na UFMG, o Curso de Estatística é abrangente e envolve disciplinas de diferentes áreas, como Ciências da Computação, Ciências Sociais, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas, Marketing e Engenharia Industrial. O mercado de trabalho para o estatístico é bastante amplo. Na indústria, participa do aprimoramento do processo de produção de novos produtos e do controle de qualidade. Na área econômica, ajuda as instituições financeiras a prever seus lucros e gerar indicadores de credibilidade para seus clientes. Em instituições públicas, as atividades podem ser de geração desde indicadores econômicos a estudos para dar base a políticas públicas. Há ainda estatísticos atuando nas áreas de saúde, agropecuária, marketing e informática, dentre outras.

 

DURAÇÃO: 4 anos

VAGAS: 45 anuais

AVALIAÇÃO: 5 ENADE (Nota Máxima)

 

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA

 

O Programa de Pós-Graduação em Estatística, da UFMG nível Mestrado tem como objetivo preparar profissionais com sólida base científica e tecnológica, capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolver novas tecnologias em Estatística, bem como formar docentes para o ensino superior.

 

Áreas de Pesquisa:

  • Análise de sobrevivência e confiabilidade
  • Ciências Atuariais
  • Estatística Bayesiana
  • Estatística espacial
  • Inferência em Processos
  • Modelos de Regressão e Análise de dados categóricos
  • Probabilidade e estatística aplicadas
  • Probabilidade e Processos Estocásticos
  • Séries Temporais

 

 

Mais informações no site da Estatística