Departamento de Ciência da Computação

As atividades em Computação na UFMG tiveram início no final da década de 1960, no Centro de Computação – CECOM, instalado no prédio da Reitoria. Grande parte dos pesquisadores do então CECOM também compunha o corpo docente do Departamento de Matemática.

Em 1972 foi criado o Departamento de Ciência da Computação e Estatística – DCCE. O Departamento de Ciência da Computação foi criado em 1976, a partir do desmembramento do DCCE. Até 1978, a maior parte dos professores do DCC exercia funções no Departamento e no CECOM.

Em 1978, houve a desvinculação destas atividades e do pessoal envolvido, sendo os docentes do DCC transferidos para o Pavilhão Central de Aulas - PCA, onde permaneceram até 1992, quando este Departamento mudou-se para o novo prédio do Instituto de Ciências Exatas.

Ao longo desses anos, o DCC manteve sua missão de promover a capacitação e o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de informática e correlatas, por meio da formação de recursos humanos e da realização de pesquisa, desenvolvimento e transferência de conhecimento para a sociedade.

Para cumprir essa missão há uma constante preocupação com a qualidade do corpo docente e o aprimoramento do corpo técnico-administrativo. Paralelamente, o Departamento mantém atualizados os laboratórios, a biblioteca e a infraestrutura da administração.

 

CURSOS DE GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

 

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 

 

O curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFMG foi criado em 1978 e rapidamente firmou-se como um dos melhores do país. Isso se deve, primeiramente, ao corpo docente altamente qualificado e comprometido com o ensino e aos técnicos-administrativos, que trabalham com dedicação e eficiência.

Não menos importante, são os discentes, que levam os desafios encontrados com seriedade e competência. O objetivo do curso é oferecer uma sólida formação que permita ao egresso exercer diversas profissões na área. Isso é um desafio posta a velocidade com que esta ciência evolui.

Essa formação se dá nas áreas fundamentais de matemática, programação e nos aspectos da Computação, em essência, ensinando o aluno a assimilar as evoluções da tecnologia, mantendo uma posição de destaque por toda carreira.

O egresso está apto a atuar na área de TI em geral, presente em praticamente todas as atividades laborativas. Pode ainda trabalhar na indústria nativa da informática, seja na área de software como de hardware.

Há ainda o viés acadêmico, que estimula muitos a prosseguirem na acadêmia, com mestrado e/ou doutorado, ampliando as possibilidades de atuação na docência, nos centros de pesquisa e nas grandes empresas de tecnologia.

Finalmente, o curso abre a possibilidade de empreender, criando suas próprias empresas para desenvolver produtos e serviços, alternativa rica e dinâmica, posto a revolução das novas tecnologias.

 

DURAÇÃO: 4 anos

VAGAS: 80 anuais

AVALIAÇÃO: 5 ENADE (Nota máxima)

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

 

O profissional de Sistemas de Informação, além de compreender a parte técnica ligada à computação, tem também uma formação gerencial. Ele é responsável por planejar a incorporação de novas tecnologias às empresas e de prover toda a infraestrutura necessária para que o sistema funcione corretamente, melhorando o desempenho da empresa como um todo. Por essa razão, o aluno do curso de Sistemas de Informação encontra uma formação multidisciplinar, focada principalmente nas áreas de Ciência da Computação, Administração e Ciência da Informação.

Além da carga obrigatória de disciplinas que engloba essas três áreas, os alunos podem fazer uma formação complementar em diversas áreas afins ao curso. Basicamente, a função do profissional de Sistemas de Informação é desenvolver e aplicar tecnologias da computação na solução de problemas e de questões da sociedade e, em particular, das organizações. Qualquer organização que utiliza a informática em suas atividades diárias necessita de um profissional de Sistemas de Informação.

 

DURAÇÃO: 4 anos

VAGAS: 80 anuais

AVALIAÇÃO: 5 ENADE (Nota máxima)

 

 

MATEMÁTICA COMPUTACIONAL

 

O curso de Matemática Computacional é oferecido em uma parceria entre o Departamento de Ciências da Computação e o Departamento de Matemática e tem como objetivo formar profissionais com uma sólida formação nessas duas áreas para atuar no desenvolvimento de novas tecnologias e em empresas, integrando equipes interdisciplinares. Na primeira parte do curso, os alunos fazem disciplinas básicas da Matemática e da Computação. Posteriormente, é possível escolher matérias optativas de acordo com a área de interesse, além de poder fazer matérias eletivas de outros cursos.

O profissional pode atuar em qualquer área que necessite de conhecimentos aprofundados das duas áreas: matemática e computação. Desta forma, é possível trabalhar no sistema financeiro e empresas de grande porte, que demandam logística mais apurada. Outras opções são a pesquisa em instituições de ensino superior e empresas de consultoria em matemática computacional.

 

Duração: 4 anos

Vagas: 20 anuais

Avaliação: 4 ENADE

 

CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 

 

O Curso de Pós-Graduação em Ciência da Computação tem por objetivo preparar profissionais qualificados, capazes de conduzir projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em informática, bem como formar docentes que atendam quantitativa e qualitativamente à expansão do ensino superior de Ciência da Computação no país.

 

Áreas de Pesquisa:

  •  Análise e Modelagem de Desempenho em Sistemas de Computação;
  •  Bancos de Dados;
  • Bioinformática Estrutural;
  •  Computação Heurística ;
  • Engenharia de Computadores;
  • Engenharia de Software e Usabilidade ;
  • Engenharia de Softwarre;
  •  Escalabilidade e Eficiência em Sistemas de Computação;
  •  Linguagens e Ambientes de Programação;
  •  Núcleo de Processamento Digital de Imagens ;
  • Otimização e Automação de Sistemas ;
  • Redes de Computadores e Telecomunicações ;
  • Sistemas Computacionais para Bioinformática ;
  • Sistemas de Informação para a Web ;
  • Sistemas de Tipos e Programação Funcional ;
  • Tecnologia da Informação para Grandes Coorporações ;
  • Universalização de Acesso à Internet ;
  • Verificação Automática ;
  • Visão e Robótica.

 

Mais informações no site da Computação