Seção de Contabilidade

A Seção de Contabilidade controla, planeja e gerencia os gastos financeiros das 10 seções administrativas e dos 05 departamentos do ICEx.  É responsabilidade desta seção honrar os pagamentos e empenhos, em decorrência da administração, manutenção e sustentação da Unidade. Todos os gastos feitos a partir da verba enviada pela União são monitorados e contabilizados pela Seção de Contabilidade para a prestação de contas junto ao Sistema de Administração Financeira (SIAFI), on-line, no Ministério do Planejamento em Brasília.


As atribuições da Seção de Contabilidade podem ser resumidas da seguinte forma:

  • Pagamento de diária;
  • Concessão e acompanhamento de suprimento de fundos;
  • Pagamento de auxílio financeiro a estudantes;
  • Previsão e arrecadação de receitas;
  • Previsão, empenhamento e classificação de despesas;
  • Pagamento a fornecedores;
  • Elaboração de balancetes e demonstrativos e sua conciliação com as contas do SIAFI;
  • Acompanhamento de Convênios;
  • Lançamento e fechamento mensal da movimentação do Almoxarifado e do Patrimônio;
  • Lançamento e fechamento mensal do acervo das bibliotecas;
  • Recebimento de contas, elaboração de demonstrativos e rateio de despesas;
  • Geração da declaração mensal de retenção de ISSQN da Prefeitura de Belo Horizonte;
  • Geração da DIRF/INSS;
  • Atualização e repasse da legislação e fornecimento de informações a servidores e fornecedores;
  • Demais tarefas contábeis.


Funcionários da Seção:

Roberto de Souza Falci – Chefe da Seção;
Jéssica Carolina Rodrigues Silva Fantauzzi;
Silvana Rodrigues Neres Pereira.


Contatos:

Horário de Funcionamento: 09:00h às 12:00h e de 13:00h às 17:00h

Sala: 3117